Blog do Dina - Fim dos lixões: municípios da região metropolitana seguem se adequando ao plano nacional de resíduos sólidos


Fim dos lixões: municípios da região metropolitana seguem se adequando ao plano nacional de resíduos sólidos

10 de janeiro de 2022 às 21:55

O município de Nísia Floresta deu um importante passo para conseguir erradicar o lixão da cidade e cumprir as normas determinadas pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos e pelo Marco Legal de Saneamento, que estabelecem o aterro sanitário como destinação correta dos rejeitos.

Nísia Floresta iniciou a implantação da estação de transbordo onde será recolhido o lixo da cidade. O processo em andamento também prevê a contratação de uma cooperativa de catadores que fará a seleção de material e o que não for aproveitado, deve ser encaminhado para o aterro sanitário de Vera Cruz, cuja contratação já foi realizada pelo município.

A expectativa é que nos próximos dias a operação em Nísia Floresta entre na fase de testes. Quando estiver em funcionamento, a adequação vai contribuir para reduzir a poluição do solo na região e evitar a contaminação dos lençóis freáticos provocada pelo descarte inadequado e colaborar para o fim dos lixões no Rio Grande do Norte.

A ação atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos e foi viabilizada através do projeto Lixo Negociado do MPRN, mediada pelo Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (NUPA) e pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (CAOP Meio Ambiente), em conjunto com o Ministério Público do Trabalho.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.