Blog do Dina - Dina Verifica: Lula afirmou que vai transformar o Brasil em China comunista?


Dina Verifica: Lula afirmou que vai transformar o Brasil em China comunista?

26 de janeiro de 2022 às 10:27

Entramos em ano eleitoral, com disputa para a presidência do Brasil. Desde que recuperou os direitos políticos, o ex-presidente Lula é um dos principais nomes para o pleito.

Com a volta ao cenário político, diversas notícias envolvem o petista. Algumas delas são bastante duvidosas.

Uma das mais recentes, que circula pela internet, relata que Lula teria afirmado que pretende implementar no Brasil o mesmo regime comunista adotado pela China.

Veja como a notícia circula:

Versão 1: “Lula anuncia quê vai implantar o regime comunista da China no Brasil, isso já a partir de 2023, e ainda se inspira no Ditador Setung, quê matou de fome mais de 60 milhões de pessoas, então está aí ele está avisando 8 meses antes das eleições, depois não adianta ranger os dentes”.

Versão 2: “A China é resultado de uma revolução de 1949, sabe, do Mao Tsé-Tung, e a China tem um partido que tem poder, que tem um Estado forte, que toma decisões e que as pessoas cumprem. Coisa que nós não temos aqui no Brasil. Por exemplo, a China, ela só conseguiu combater o coronavírus, com a rapidez que ela combateu, porque tem um partido forte, porque tem um estado forte, porque tem pulso, tem voz de comando. Nós não temos isso aqui no Brasil. Eu pensava muito grande na minha relação com a China. Eu achava que a gente deveria ter um construído, uma parceria estratégica. A China é um exemplo para o mundo. E eu espero que outros países, sabe, aprendam a lição com a China. Mas eu tenho muita fé, muita esperança que nós vamos conseguir fazer isso a partir de 2022”.

Mas isso é mesmo verdade?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1) A informação circulou em diversas redes sociais. Mas não é verdadeira. A explicação vem da edição feita no vídeo que é utilizado como uma possível prova.

2) Ao ler a publicação, dá para perceber que apresenta diversas características de fake news, como caráter vago, extremamente alarmistas e falta de fontes confiáveis.

3) O ex-presidente concedeu entrevista ao jornal Chinês Guancha. A conversa foi gravada em 27 de junho de 2021. No Brasil, foi disponibilizada em 7 de julho de 2021. Lula fez elogios à China pela forma como tratou a pandemia de covid-19.

4) O vídeo utilizado como possível prova traz uma versão picotada da entrevista. Em nenhum momento, ele afirmou que iria transformar o Brasil em uma China comunista.

5) Confira trechos da entrevista e o vídeo:
17:36 – Lula fala que a China é forte
21:26 – Lula fala sobre como a China é um exemplo de desenvolvimento
22:04 – Lula fala sobre 2022

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.