Blog do Dina - Brasileiros relatam o clima de tensão na Ucrânia


Brasileiros relatam o clima de tensão na Ucrânia

28 de janeiro de 2022 às 9:24

Desde que o exército russo cercou as fronteiras com a Ucrânia, autoridades internacionais temem uma possível invasão. O país governado por Vladimir Putin busca impedir que o seu vizinho ingresse à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

A Ucrânia tem praticamente duas vezes o tamanho da Alemanha e faz fronteira com a Rússia e a Europa Ocidental.

Dentro dos limites ucranianos, a população está alerta para os desdobramentos que a crise diplomática pode tomar. A brasileira Fernanda Krupin, que mora na capital do país, Kiev, falou à CNN.

“Eu sou super suspeita para falar, porque eu gosto muito de morar aqui. As pessoas aqui não veem essa emergência toda que a gente vê em jornais brasileiros, em toda a imprensa, em tudo que é comunicado. Porque é uma situação que o pessoal vive aqui até mesmo antes da revolução de 2014. Então sempre houve esse conflito com a Rússia”, disse.

A chamada “revolução de 2014”, também conhecida por “Euromaidan”, reuniu uma série de levantes populares que reivindicavam a entrada da Ucrânia à União Europeia.

Hoje, Fernanda entende que a comunidade internacional está mais aflita acerca do que vem ocorrendo no país do que a população local.

“Minha mãe me mandou mensagem desesperada falando que tinha saído a notícia de que a Rússia estava pronta para entrar na Ucrânia. Então quem choca mais, quem pergunta mais, é a comunidade de estrangeiros”, opinou.

Já para o soldado do exército ucraniano Oleg Goltvyasnky, a situação é diferente.

O militar está estacionado em Bahmut, na zona de conflito da região de Donetsk, onde separatistas ucranianos têm o apoio da Rússia.

Veja a matéria completa.

CNN Brasil

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.