Blog do Dina - Dina Verifica: Deputada do Psol quer criar a profissão de ladrão com direito a aposentadoria?


Dina Verifica: Deputada do Psol quer criar a profissão de ladrão com direito a aposentadoria?

2 de fevereiro de 2022 às 9:39

É ano de eleição e tão certo como o sol nascendo pela manhã é que assuntos dos mais diversos temas vão surgir na internet. Alguns verdadeiros e outros, não.

Nos últimos dias, circulou com força nas redes sociais que a deputada federal Talíria Petrone, do Psol, sugeriu um projeto de lei para a criar a profissão de ladrão. A função daria até direito a aposentadoria.

De acordo com textos divulgados em sites favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro e perfis em redes sociais, a deputada teria sugerido essa nova profissão.

"Insano: Deputada do PSOL quer criar a profissão de ladrão: “com direito a aposentadoria e tudo”, diz uma das mensagens.

Mas isso é verdade?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1) Não demorou para a mensagem se espalhar com todas as forças na internet. Só que a afirmação em questão não passa de uma ilação (feita, aliás, de forma maldosa) em cima de projeto de Talíria Petrone.

2) A deputada do PSOL sugeriu um Projeto de Lei (o PL 4.540) que propõe que o furto por necessidade ou de quantia insignificante não sejam punidos com prisão.

3) O texto aponta para casos de furtos de produtos de pequeno valor, como água, alimentos, que resultam em prisão preventiva de pessoas até que a ação fosse julgada. Segundo a proposta, isso contribui para o aumento da população carcerária e gera custos.

4) Na proposta, que é assinada por outros oito deputados, não há qualquer sugestão da criação da profissão, muito menos de aposentadoria para a função.

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.