Blog do Dina - Dina Verifica: Chá da folha de goiabeira cura Covid e melhor do que a vacina?


Dina Verifica: Chá da folha de goiabeira cura Covid e melhor do que a vacina?

8 de fevereiro de 2022 às 10:37

A pandemia continua sendo o maior provedor de informações na internet. Infelizmente, grande parte são falsas, incluindo receitas milagrosas que prometem aniquilar o vírus da Covid-19.

Uma das mais recentes informações que entrou em circulação envolve o chá da folha da goiabeira. De acordo com a mensagem que ganhou força nas redes sociais, a iguaria curaria a doença e seria melhor do que a vacina.

Segundo a propriedade, a folha de goiabeira teria propriedades coagulantes, antioxidantes, anti-inflamatórias, antivirais e poderia funcionar contra febre e auxiliar no sistema imune.

Veja como circula a informação:

Versão 1: “VOCÊ NÃO PRECISA DE VACINAS DE LABORATÓRIO QUE PODEM SER PIOR DO REMÉDIO DO QUE A DOENÇA. Em cada um dos casos, seus sintomas desapareceram com o uso de uma única planta. Para explicar como uma planta pode vencer o COVID 19 Que uma planta possa nos curar do COVID 19 não deve ser uma grande surpresa, pois TAMIFLU o medicamento usado para tratar Influenza A e Influenza B é produzido à base de extratos de estrelas de anis chinês. Qual é a planta que pode prevenir ou reverter os efeitos do COVID 19? É a folha da goiabeira

Chá de folha de goiabeira cura a Covid-19 e é melhor do que a vacina?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1) A mensagem apresenta, como sempre, as principais características de fake news, como caráter vago, alarmista e sem fontes confiáveis. São inúmeras histórias com esse mesmo modelo.

2) O texto reforça outras informações falsas, como o chá de anis e o medicamento Tamiflu. O uso de chá de anis, inclusive, rodou o mundo durante o surto de H1N1, em 2009.

3) As vacinas não são piores que a doença. Inclusive, a maioria das mortes registradas por covid-19 atualmente são de pessoas não vacinadas.

4) Não existe comprovação científica de que a folha de goiabeira cure a Covid-19, mesmo a plantão sendo popularmente utilizada para determinados problemas de saúde, como diarreia e inflamações na boca.

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.