Blog do Dina - Prefeitura de Natal renova parceria com Parque Tecnológico Augusto Severo


Prefeitura de Natal renova parceria com Parque Tecnológico Augusto Severo

10 de fevereiro de 2022 às 21:08

Com foco na geração de emprego, desenvolvimento tecnológico, fortalecimento da rede pública municipal de educação, inovação e empreendedorismo, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, renovou o convênio entre a gestão e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para a implementação do Parque Tecnológico e Científico Augusto Severo (PAX-RN). Pelo acordo, o Município se comprometeu a fazer um aporte financeiro no valor de R$ 600 mil, que serão utilizados para custear as operações do espaço até que ele seja autossustentável.

A iniciativa foi firmada em reunião realizada nesta quinta-feira (10) com a coordenadora do projeto e assessora especial da UFRN, professora Ângela Paiva. O encontro também contou com a participação da secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra, e do coordenador da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Olavo Oliveira.

A expectativa é de que as obras de construção do PAX/RN comecem em novembro e o local já tenha condições de iniciar as operações no primeiro semestre de 2023. O parque será instalado no município de Macaíba em uma área de 50 hectares, sendo 15 mil metros quadrados de área construída, funcionando com 70 salas (10m² a 172m²) na Fazenda Jundiaí, na zona rural. O local vai abrigar centros de pesquisa e capacitação, laboratórios multiuso, incubadoras tecnológicas e observatórios. As áreas de atuação das empresas que irão funcionar no espaço são Energias, Saúde e Indústria 4.0.

Álvaro Dias disse que a criação do Parque Tecnológico e Científico Augusto Severo (PAX-RN) será muito importante não só para Natal, mas para todo o Estado, já que iniciativas como essa trazem conhecimento, geram desenvolvimento e impactam de forma positiva toda a sociedade. Ele disse que o aporte financeiro que será feito pela Prefeitura não representa um gasto, mas sim um investimento que trará benefícios imensuráveis para a cidade.

“Projeto um futuro de muitas conquistas para Natal e toda a região metropolitana com a chegada do Parque Tecnológico Augusto Severo. Reafirmamos o compromisso de apoiar esta iniciativa louvável e a Prefeitura seguirá sempre disponível para contribuir com práticas inovadoras, modernas, voltadas à melhoria da educação e que de quebra geram emprego, renda e divisas. Não tenho dúvida de que o PAX-RN vai representar um marco desenvolvimentista em nosso Estado”, detalhou o prefeito.

Ele aproveitou a oportunidade e destacou todo o compromisso da administração com políticas públicas voltadas à criação de mecanismos indutores de desenvolvimento, através de práticas inovadoras, ágeis e sustentáveis. Ele lembrou que em sua gestão o Parque Tecnológico Metrópole Digital se consolidou e hoje é referência no Nordeste e no Brasil, abrigando mais de 77 empresas e gerando mais de 1.200 empregos diretos: “A Prefeitura tem orgulho de apoiar e fomentar uma cultura inovadora e empreendedora na nossa cidade. Só com o Parque Tecnológico do IMD tivemos mais de R$ 2,2 milhões de investimentos através da renúncia fiscal. É um aporte significativo e demonstra o todo olhar especial que temos em relação a esta questão. Da mesma forma que fizemos com o IMD, iremos também trabalhar para consolidar o Parque Tecnológico Augusto Severo”, contou.

Ângela Paiva agradeceu a sensibilidade do prefeito com a renovação do compromisso e do apoio à criação do Parque Tecnológico Augusto Severo. Ela ressaltou a importância da participação do poder público no projeto, informando que não é possível se implementar ações dessa magnitude sem a presença dos entes públicos: “No Brasil temos 55 parques tecnológicos, o PAX-RN será o 56º. Todos operam em uma parceria firme entre a iniciativa pública e privada. Aqui encontramos muita sensibilidade dos gestores públicos, o prefeito Álvaro Dias é um deles, e graças a essa receptividade é que iremos viabilizar o PAX-RN. Esse é um projeto inovador, único e que vai gerar avanços significativos”, asseverou.

O Parque Tecnológico e Científico Augusto Severo (PAX-RN) será implementado em uma parceria entre o Governo do Estado, Prefeituras de Natal, Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante, Fapern, Instituto Santos Dumont, Uern, Ufersa e IFRN, Fiern, Fecomércio e Sebrae.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.