Blog do Dina - Dina Verifica: Adélio Bispo disse à PF que PT o contratou para matar Bolsonaro?


Dina Verifica: Adélio Bispo disse à PF que PT o contratou para matar Bolsonaro?

15 de fevereiro de 2022 às 11:26

Nova eleição chegando, mas um dos assuntos mais falados deve ser coisa antiga. A facada em Bolsonaro durante a campanha de 2018. Alguém vai dizer que o golpe nunca aconteceu.

Outros vão culpar algum ator político. E vem dessa última a mais recente história que circula na internet.

De acordo com mensagens que estão circulando nas redes sociais, Adélio Bispo, autor da facada, teria informado à Polícia Federal que foi contratado e recebeu dinheiro do PT e da campanha de Fernando Haddad para matar Bolsonaro.

Veja como as histórias circulam:

Versão 1: “Em novo depoimento à POLÍCIA FEDERAL, Adélio Bispo abre o jogo sobre facada em Bolsonaro e diz que PT o contratou em 2018 PARA MATAR O CANDIDATO A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL, JAIR MESSIAS BOLSONARO”.

Versão 2: URGENTE: Adélio Bispo ‘CONFESSA’ e ‘revela Mandante da facada em Bolsonaro’ Versão 3: Adélio Bispo prestou depoimento gravado plea PF dizendo que a facada teria sido encomendada pela campanha de Haddad em 2018. Carluxo irá usar esse vídeo. Eu tenho certeza, absoluta que Adélio foi coagido.

Adélio Bispo abriu o jogo e disse que o PT o contratou para matar Bolsonaro?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1) Antes de tudo. É falsa a informação que aponta que Adélio prestou um depoimento culpando o PT pela facada contra Bolsonaro.

2) Até o momento, a própria Polícia Federal apontou, após investigações, que Adélio Bispo agiu sozinho e atores políticos não têm relação com o caso. No final do ano passado, o inquérito foi reaberto. Mas não há, até o momento, qualquer novidade.

3) A última versão da história surgiu por meio de um perfil no Twitter que apontou que Adélio teria, sim, admitido a facada, mas que isso seria uma “armação da Polícia Federal” e de Bolsonaro. A tese foi comprada por perfis e veículos de esquerda (sim, eles ajudaram a reverberar que Adélio teria dado o depoimento) e de direita (obviamente, apontou que essa seria a prova da culpa do PT).

4) Apesar de ter algumas das principais características de boatos como o caráter vago (que sequer apontou mais detalhes sobre o suposto depoimento ou datas) e alarmista, a história tem uma citação a fonte confiável: a Polícia Federal.

5) E, para chegar à solução do caso, a própria Polícia Federal foi consultada. A resposta da assessoria de comunicação do órgão foi a seguinte: “É fakenews. Adélio não prestou este depoimento para a PF”.

Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.