Blog do Dina - Dina Verifica: Bolsonaro evitou a 3ª Guerra Mundial e vai ganhar Nobel da Paz?


Dina Verifica: Bolsonaro evitou a 3ª Guerra Mundial e vai ganhar Nobel da Paz?

16 de fevereiro de 2022 às 11:15

A crescente tensão entre Rússia e Ucrânia, além de outras diversas potências mundiais, ganhou mais um episódio nessa semana. Na terça-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, determinou a retirada de parte da tropa da fronteira ucraniana.

O fato aconteceu no dia em que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, embarcou para a Rússia. Seria só mais uma coincidência se informações, no mínimo, duvidosas não tivessem ganhado força nas redes sociais.

As notícias dão conta de que Bolsonaro seria o responsável por evitar a 3ª Guerra Mundial e, com isso, estaria apto a ganhar o prêmio Nobel da Paz. Para potencializar o alcance, as informações foram atribuídas à CNN Brasil e à Revista Time.

Veja como a informação circula nas redes sociais (e tem até imagem):

CNN Putin sinaliza recuo na Ucrânia, presidente Bolsonaro evita a 3ª guerra mundial. Time: Prêmio Nobel da Paz 2022. Bolsonaro, o homem que poderá definir o futuro do planeta. Com viagem à Rússia agendada, o Brasil tem papel fundamental na crise entre Rússia e Ucrânia.

CNN e Time apontaram que Bolsonaro evitou a 3º Guerra Mundial e vai ganhar Nobel da Paz?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1) A visita de Bolsonaro não ter nenhuma relação com a situação da Ucrânia.

2) É falsa a informação de que CNN e Time noticiaram que Bolsonaro evitou a guerra e vai ganhar o Nobel.

3) Ao buscar o tema na CNN, o que é encontrado é uma matéria desmentindo a situação. O veículo classificou como fake news e citou uma publicação feita pelo ex-ministro Ricardo Salles.

4) A emissora reforçou que o recuo foi feito por Putin foi noticiado antes mesmo da visita de Bolsonaro, que ocorre nesta quarta-feira (16).

5) Vale apontar que, nenhum veículo de mídia do mundo ou mesmo analistas da situação entre Brasil e Rússia estão atribuindo o recuo da Rússia a Bolsonaro. Na realidade, o gesto do presidente da Rússia é uma sinalização diplomática para aliviar as tensões globais. Estratégia pura.

6) Nem o presidente brasileiro “evitou a guerra” tampouco isso foi divulgado pelos veículos em questão.

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.