Blog do Dina - 'Somos solidários à Rússia', diz Bolsonaro no início de seu encontro com Putin


'Somos solidários à Rússia', diz Bolsonaro no início de seu encontro com Putin

16 de fevereiro de 2022 às 10:42

O presidente Jair Bolsonaro se declarou solidário à Rússia ao chegar ao Kremlin no início da tarde desta quarta-feira em Moscou, manhã em Brasília, para o encontro com o colega russo Vladimir Putin, depois de se submeter pela manhã ao último teste de Covid-19 exigido pelo governo russo.

Ele foi recebido por Putin com um aperto de mão. Em suas falas iniciais, ambos indicaram que esperam um crescimento da cooperação entre os dois países.

— Estamos retomando as relações que foram interrompidas, de certa forma, pela pandemia de coronavírus — afirmou Putin, sentado em uma cadeira ao lado de Boslsonaro, sem a longa mesa que utilizou com mandatários europeus que se recusaram, por questões de segurança, a realizarem os testes russos. — É uma alegria recebê-lo, senhor presidente. espero que nosso encontro seja produtivo. É muito importante porque o Brasil é o principal parceiro nosso na região da América Latina. Bem vindo.

O presidente russo lembrou que, apesar de todas as restrições provocadas pela pandemia no ano passado, o comércio bilateral registrou um aumento de 87%. Bolsonaro agradeceu a recepção:

— Estou muito feliz e honrado por este convite. Somos solidários à Rússia. Queremos muito colaborar em várias áreas, defesa, petróleo e gás, agricultura, e as reuniões estão acontecendo. Tenho certeza que esta passagem por aqui é um retrato para o mundo que nós podemos crescer muito as nossas relações bilaterais — dissse o brasileiro, sem especificar a que se dirigia sua solidariedade, no momento em que a Rússia enfrenta tensões com o Ocidente por causa das manobras militares no entorno da Ucrânia.

O brasileiro também agradeceu o indulto concedido ao brasileiro que estava detido na Rússia ao ser preso com um remédio proibido.

O encontro entre os dois começou quase uma hora depois do previsto anteriormente na agenda de viagem de Bolsonaro. A expectativa incial é que a reunião, que incluirá um almoço, dure duas horas.

Bolsonaro estava acompanhado do chefe do cerimonial da Presidência, Marcos Henrique Sperandio. Ao lado de Putin, estava um intérprete

DNA

O exame de Covid-19 realizado por Bolsonaro foi feito no hotel onde ele está hospedado por uma equipe médica russa destacada pelo governo local. O resultado foi negativo, o que garantiu o encontro bilateral. Integrantes do primeiro escalão também passaram pelo mesmo teste. Segundo autoridades brasileiras, ninguém testou positivo para a Covid.

Com os testes negativos feitos pela equipe médica russa, Bolsonaro pode ter um encontro mais próximo com Putin, como ocorreu com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, no início de fevereiro.

E não com cada um de um lado de uma mesa gigante, de seis metros de comprimento, como ocorreu na semana passada com o presidente francês, Emmanuel Macron, e na terça-feira com o chanceler alemão, Olaf Scholz — ambos se recusaram a fazer o teste PCR russo e foram recebidos com o distanciamento que virou meme na internet.

O GLOBO

Foto: MAXIM SHEMETOV / REUTERS

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.