Blog do Dina - Alemanha suspende licenciamento de gasoduto da Rússia em represália ao envio de tropas de Moscou para a Ucrânia


Alemanha suspende licenciamento de gasoduto da Rússia em represália ao envio de tropas de Moscou para a Ucrânia

22 de fevereiro de 2022 às 11:07

O chanceler alemão, Olaf Scholz, disse nesta terça-feira que o seu país tomou medidas para interromper o processo de autorização do início da operação do gasoduto Nord Stream 2, que transportaria gás da Rússia até a Alemanha pelo Mar Báltico. Scholz disse a repórteres em Berlim que seu governo tomou a medida em resposta às ações de Moscou na Ucrânia.

O gasoduto foi concluído em setembro e atualmente esperava autorização para entrar em operação. Em dezembro, Putin disse que o gasoduto estava pronto para operar.

O projeto foi muito criticado pelos Estados Unidos e por alguns países europeus, em especial do Leste, que defendiam que a obra aumentaria a dependência da Europa do fornecimento do gás russo. Os EUA também tinham interesse em vender para os europeus seu próprio gás liquifeito.

Scholz disse que o governo decidiu “reavaliar” a certificação do gasoduto após o governo de Vladimir Putin reconhecer a independência de duas regiões separatistas ucranianas e enviar forças do Exército russo para a área.

O chanceler pediu ao Ministério de Economia e Tecnologia que tome as medidas administrativas necessárias para que o gasoduto não possa ser certificado por enquanto.

Veja a matéria completa.

O GLOBO

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.