Blog do Dina - Dina Verifica: Exército Brasileiro convoca reservistas para lutar na Ucrânia?


Dina Verifica: Exército Brasileiro convoca reservistas para lutar na Ucrânia?

24 de fevereiro de 2022 às 11:07

A Rússia mal começou o seu ataque à Ucrânia e informações sobre a entrada do Brasil na disputa já começaram a se espalhar. Nas últimas horas, ganhou força nas redes sociais a história de que os reservistas do Exército Brasileiro estão sendo convocados para lutar na Ucrânia.

Na mensagem, o Ministério da Defesa estaria convocando todos os reservistas para se apresentarem durante os dias 25/02 e 02/03 para lutar na Ucrânia. Leia o texto contido no comunicado que circula por aí:

Ministério da Defesa Exército Brasileiro. ATENÇÃO RESERVISTAS Diante da escalada de tensão entre Estados Unidos e Rússia. Sendo o Brasil sendo signatário da OTAN. O Comandante do Exército brasileiro resolve: Convocar todos os homens (reservistas) a se apresentarem a OM do Exército mais próxima de sua residência. Avisem suas esposas, namoradas… Partiremos para a Ucrânia sexta feira dia 25/02 e só retornaremos na quarta-feira de cinzas 02/03 em caso de sobrevivência…

Exército Brasileiro convocou reservistas para lutar na Ucrânia?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1) Não é verdade que o Exército está convocando os reservistas. A realidade é que a mensagem é apenas uma "brincadeira de carnaval".

2) Em 2019, circulou uma mensagem semelhante, falando de uma guerra na Venezuela. A informação, que também era falsa, ganhou força na época do carnaval daquele ano.

3) A mensagem diz que o Brasil é signatário da Otan. Outra informação errada. Ao todo, a organização tem 28 países e todos são da América do Norte e da Europa.

4) Nada sobre o assunto é encontrado em buscas junto ao Exército.

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.