Blog do Dina - Dina Verifica: Miss Ucrânia Anastasiia Lenna se juntou ao exército para lutar contra a Rússia?


Dina Verifica: Miss Ucrânia Anastasiia Lenna se juntou ao exército para lutar contra a Rússia?

3 de março de 2022 às 9:33

Os confrontos na Ucrânia são os principal destaques no noticiário por todo o planeta. Até o momento, a criação de fake news com base na guerra estavam tímidas. Mas parece que agora as coisas vão desandar no mundo das notícias falsas.

A principal história que tem ganhado força nas redes sociais indica que a miss Ucrânia de 2015, Anastasiia Lenna, anunciou que se juntou ao exército do país para lutar contra a Rússia.

O pontapé da situação aconteceu quando Anastasiia pousou para fotos no Instagram com um suposto fuzil e falou em defender seu país contra os russos.

A partir de então, várias publicações em redes sociais - e até em sites de notícias - apontaram que ela tinha se juntado ao exército. Veja como a informação circulou nas redes sociais:

Versão 1: Ex miss Ucrânia se juntou ao exército ucraniano e alertou que qualquer um que cruze a fronteira com intenção de invadir será m°rto. Essa bota qualquer mªchão de rede social no chão.
Versão 2: Miss Ucrânia 2015, lutando junto ao seu exército.
Versão 3: Na Ucrânia tem 36.000 mulheres servindo nas forças armadas incluindo a Miss Ucrânia Anastasiia Lenna.
Versão 4: Anastasia Lenna, ex Miss Ucrânia, saiu às ruas para lutar contra os russos. A bela ucraniana diz que está disposta a dar a vida para defender seu país.

Miss Ucrânia Anastasiia Lenna se juntou ao exército para lutar contra a Rússia?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1) É falsa a informação que aponta que a Miss Ucrânia Anastasiia Lenna se juntou ao exército. Por sinal, a foto não que circula por aí não é “dela lutando” contra a Rússia.

2) O que houve foi uma interpretação errada da publicação da ex-Miss Ucrânia. Veja o que foi publicado por ela: “22.02.2022 #standwithukraine #handsoffukraine”. A data da foto é de antes do início dos ataques da Rússia contra a Ucrânia.

3) Junto a data, ela coloca duas alternativas: a) Ficar com a Ucrânia. b) Deixar a Ucrânia.

4) Já a “arma” que ela mostra é de airsoft. Não se trata de um fuzil “de verdade”.

5) Como a tese falsa se espalhou com muita força, a própria Anastasiia Lenna esclareceu a informação em outra postagem no Instagram. Ela disse que não é uma militar e que é praticante de airsoft. Ela disse também que fez as publicações para inspirar os ucranianos.

6) Leia o que foi escrito por ela:
NÃO SOU MILITAR, SÓ UM HUMANO Devido a situação atual quero falar! Eu não sou um militar, apenas uma mulher, apenas um humano normal. Apenas uma pessoa, como todas as pessoas do meu país. Também sou jogador de airsoft há anos. Você pode pesquisar no Google o que significa #airsoft. Todas as fotos do meu perfil para inspirar as pessoas. Eu tinha uma vida normal apenas na quarta-feira, como milhões de pessoas. Eu não faço nenhuma propaganda, exceto mostrar que nossa mulher da Ucrânia – forte, confiante e poderosa. Agradeço toda a atenção e apoio ao meu país, a todas as pessoas na Ucrânia que lutamos todos os dias contra a agressão russa. Nós ganharemos!

Nasci e moro em Kiev. Esta é a minha cidade. Ucrânia é meu país Em 24 de fevereiro a Federação Russa pisa em nossas terras e começa a matar civis, mulheres, crianças. O povo ucraniano não tem culpa. Nenhum de nós tem qualquer culpa. Estamos em nossas terras! Falo para todas as pessoas do mundo! Pare a guerra na Ucrânia! Nenhuma pessoa deve morrer! Podemos parar tudo isso juntos. Compartilhe informações sobre a situação. Peça para a Otan fechar o céu! Ajude-nos, povo ucraniano, a parar a agressão russa.

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.