Blog do Dina - Dina Verifica: Soldado russo foi crucificado por radicais do Exército da Ucrânia durante invasão em 2022?


Dina Verifica: Soldado russo foi crucificado por radicais do Exército da Ucrânia durante invasão em 2022?

4 de março de 2022 às 9:08

A investida da Rússia na Ucrânia segue a pleno vapor. As negociações não avançam e o território ucraniano segue sitiado.

A guerra tem gerado uma série de publicações de imagens com informações que podem não condizer com a verdade. A mais recente aponta para uma acusão gravíssima contra soldados ucranianos.

Um vídeo mostra um suposto soldado da Rússia sendo crucificado por militantes da guerrilha Azov, da Ucrânia. O vídeo, de baixa qualidade de imagem, mostra o homem sendo colocado em uma cruz.

As imagens são acompanhadas de mensagens que apontam a guerra na Ucrânia em 2022. Veja como a mensagem circula:

Versão 1: Cenas fortes! Radicais do exército ucraniano crucifica soldado russo. Um vídeo que circula na internet mostra o que parecem ser soldados ucranianos crucificando um soldado russo. A Rússia invadiu e bombardeou a Ucrânia na madrugada de hoje (24).

Versão 2: Supostos relatos de que Soldados Ucranianos faz refém soldado Russo e crucifica-o.

Soldado russo foi crucificado por radicais do Exército da Ucrânia durante invasão em 2022?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1) Não demorou e as imagens ganharam força nas redes sociais, principalmente para aqueles que veem os ataques como "boa ação" da Rússia. Contudo, o vídeo não é recente e sequer há provas de que seja real.

2) O vídeo começou a circular há cerca de 7 anos. À época, uma análise sobre a autenticidade das imagens apontou que não era possível atestar que se tratava de um soldado russo e que a autoria foi de ucranianos.

3) Na época, o próprio batalhão Azov negou veementemente que havia realizado tal ato e acusou os autores (detalhe: o vídeo surgiu em um grupo hacker russo na época) de quererem incriminá-los.

4) O serviço de checagem Mith Detector, da Grécia, fez a checagem das informações. Além de apontar que não há provas de que o vídeo é autêntico e que o ato teve como autores soldados ucranianos, o site relembrou que, na época, outras farsas de “crucificações” atribuídas a ucranianos (inclusive de crianças) foram desmentidas. Na realidade, se tratavam de cenas ensaiadas.

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.