Blog do Dina - Coronavírus infecta pênis, testículos e próstata de macacos em estudo


Coronavírus infecta pênis, testículos e próstata de macacos em estudo

7 de março de 2022 às 9:28

Descrita inicialmente como uma infecção viral do trato respiratório, a Covid-19 mostrou-se capaz de provocar danos a diferentes órgãos para além dos pulmões, incluindo o coração, os rins e o cérebro.

Um estudo em animais, conduzido por pesquisadores dos Estados Unidos, revelou que o SARS-CoV-2, vírus causador da doença, é capaz de infectar diferentes tecidos do trato genital masculino. A pesquisa com macacos rhesus contaminados mostrou que o vírus atingiu a próstata, os testículos e o pênis.

Para identificar a capacidade de infecção viral, os pesquisadores utilizaram uma técnica de tomografia computadorizada de corpo inteiro dos animais.

Embora os cientistas não soubessem o que poderiam encontrar, eles esperavam detectar o vírus em locais como os pulmões e o nariz, devido às características de transmissão da doença.

“Mas o sinal que saltou para nós foi a disseminação completa através do trato genital masculino”, disse o pesquisador Thomas Hope, professor de biologia celular e do desenvolvimento da Northwestern Feinberg School of Medicine, em Chicago, em um comunicado. “Não tínhamos ideia de que o encontraríamos lá”.

Evidências de que a infecção pelo SARS-CoV-2 pode afetar negativamente a saúde sexual masculina e a fertilidade aumentam a cada dia.

No Brasil, um grupo de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), coordenado pelos professores Paulo Saldiva e Marisa Dolhnikoff, da Faculdade de Medicina, identificou que o novo coronavírus é capaz de invadir todos os tipos de células dos testículos, causando lesões que podem prejudicar a função hormonal e a fertilidade.

Para chegar ao resultado, os especialistas brasileiros realizaram a autópsia dos tecidos testiculares de 11 pacientes, com idade entre 32 e 88 anos, que morreram devido a complicações da Covid-19.

“Vimos por microscopia eletrônica que o coronavírus invadiu todas as células do testículo. O vírus está presente nas células que produzem espermatozoides, chamadas Sertoli, nas células que produzem testosterona, chamadas de Leydig, nos vasos sanguíneos e no arcabouço que dá suporte ao testículo”, explicou o pesquisador e médico andrologista Jorge Hallak, professor da Faculdade de Medicina e coordenador do Grupo de Estudos em Saúde do Homem do Instituto de Estudos Avançados da USP.

CNN Brasil

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.