Blog do Dina - Ucrânia começa a retirar civis de duas cidades sitiadas pelos russos, dizem autoridades


Ucrânia começa a retirar civis de duas cidades sitiadas pelos russos, dizem autoridades

8 de março de 2022 às 9:02

A Ucrânia começou a evacuar civis da cidade de Sumy, no nordeste; e da cidade de Irpin, perto da capital Kiev, nesta terça-feira, disseram autoridades ucranianas.

As retiradas de moradores começaram depois que autoridades russas e ucranianas concordaram em estabelecer "corredores humanitários" para permitir que civis saíssem de algumas cidades sitiadas pelas forças russas.

A Rússia abriu passagens humanitárias de Kiev e também de Cherhihiv, Kharkiv e Mariupol, disse a agência de notícias Interfax, citando o Ministério da Defesa russo nesta terça-feira.

O Ministério da Defesa acrescentou que as forças russas na Ucrânia introduziram um "regime silencioso" dessde o início desta manhã (madrugada de terça no Brasil), informou a Interfax.

Os civis estão encurralados pelos combates desde que as tropas russas invadiram a Ucrânia, em 24 de fevereiro. Muitos já conseguiram escapar nesse período - 2 milhões de pessoas, segundo a agência de refugiados da ONU - no que as Nações Unidas descreveram como a crise de refugiados que mais cresce desde a Segunda Guerra Mundial. A grande maioria dos que correm para a segurança é de mulheres e crianças.

"Já começamos a evacuação de civis de Sumy para Poltava (no centro da Ucrânia), incluindo estudantes estrangeiros", disse o Ministério das Relações Exteriores, em um tuíte. "Pedimos à Rússia que concorde com outros corredores humanitários na Ucrânia".

Mais vulneráveis

Após a primeira onda de refugiados da Ucrânia, é provável que haja uma segunda onda composta por refugiados mais vulneráveis, disse o chefe da agência de refugiados da ONU nesta terça-feira.

"Se a guerra continuar, começaremos a ver pessoas sem recursos e sem conexões", disse o chefe do ACNUR, Filippo Grandi, em entrevista coletiva.

O GLOBO

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.