Blog do Dina - Dina Verifica: Putin está com câncer terminal no intestino e por isso está promovendo guerra?


Dina Verifica: Putin está com câncer terminal no intestino e por isso está promovendo guerra?

9 de março de 2022 às 11:06

As duas semanas do ataque da Rússia à Ucrânia já se transformaram num criadouro de notícias, algumas muitas verdadeiras, outras nem tanto.

Uma história recente tenta, digamos que, justificar as ações do presidente russo Vladimir Putin. A informação que circula por aí é que o líder da Rússia está com câncer terminal no intestino e isso seria "o motivo da guerra".

De acordo com a “notícia”, relatórios da Pentágono apontavam que Vladimir Putin estaria com um câncer terminal no intestino.

A prova disso, de acordo com notícia publicada no tabloide britânico “Daily Star” e reverberada em sites no Brasil, seria o fato de Putin aparecer com o rosto inchado (que seria resultado do tratamento) e estar triste nos últimos dias.

Depois de surgir no Reino Unido, a história veio para o Brasil acompanhada por um “diz jornal”.

Após publicação na mídia daqui, dois sentimentos se espalharam em redes sociais. 1) De que o ataque na Ucrânia havia sido motivado pela doença. 2) Que o fato de Putin saber que “vai morrer” faz o mundo estar perdido.

Leia duas versões que circulam online:

Versão 1: Putin tem câncer terminal no intestino, diz jornal citando fonte do Pentágono Vladimir Putin tem câncer de intestino terminal, de acordo com relatórios de inteligência do Pentágono e da Ucrânia citados pelo jornal britânico “Daily Star”.

Versão 2: PUTIN GUERRA e CÂNCER O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pode estar escondendo um câncer de intestino em estágio terminal, de acordo com o jornal britânico Daily Star.

Putin está com câncer terminal no intestino e, por isso, está promovendo guerra?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1) O papo de câncer terminal, com as informações que existem de momento, podem ser tratadas como nada mais do que um boato.

2) Uma análise do histórico de informações desse tipo apontam que os argumentos utilizados na reportagem que deu origem à história e a própria fonte da informação levam a essa conclusão.

3) É recorrente a conversa de que alguém está muito doente e, com o tempo, essas situações se confirmam como falsas. O próprio Putin esteve inserido em algo parecido, há mais ou menos dois anos, quando foi apontado que ele estava com Mal de Parkinson.

4) A história não surgiu em fontes confiáveis. Um site que avalia possíveis fontes de fake news classificou o tablóide britânico como "enviesado" e que promove "teorias da conspiração sem fontes confiáveis".

5) A busca pela informação em um site confiável não encontrada nada. Em meio a diversas informações passadas pelo Pentágono para diversas fontes, como que um tabloide britânico obteria o “furo”?

6) A matéria original da tal “doença de Putin” não ajuda em nada. A prova para a doença do presidente da Rússia seria o “formato do rosto dele”, o fato de ele não sorrir e o fato de ele estar tomando muito cuidado com a Covid-19. Vamos convir que, mesmo que isso estivesse em um relatório oficial (apesar de parecer papo de boteco), não provaria em nada que Vladimir Putin está com um câncer terminal no intestino.

7) Vale apontar que, apesar de não justificável, os ataques da Rússia à Ucrânia vão muito além do que um “estado de saúde” de Vladimir Putin. Não dá para jogar a “culpa” em um câncer.

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.