Blog do Dina - Dina Verifica: Lula vai acabar com o Pix se eleito presidente?


Dina Verifica: Lula vai acabar com o Pix se eleito presidente?

10 de março de 2022 às 11:10

Ano de eleição, disputa provavelmente polarizada mais uma vez e o que não irão faltar são informações acusando esse ou aquele candidato de tomar atitudes, no mínimo, sem fundamento.

A história da vez é que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que vai concorrer mais uma vez ao Planalto, pretende acabar com o Pix caso seja eleito.

As informações ganharam força e geraram críticas nas redes sociais. Nas mensagens que circulam nas redes sociais, a informação é atribuída ao portal g1.

De acordo com a publicação, que ainda acompanha um suposto print do g1, Lula teria declarado que o "Pix só favorece milicianos".

Leia o conteúdo do print a seguir:

Conteúdo do print: G1 Política Lula diz que um dos seus projetos é acabar com o PIX assim que assumir a presidência. Brasileiro gosta é de receber seu salário, segurar e contar as notas esse negócio de Pix só favorece milicianos. Por Astolfo Mota.

Mensagem: Mensagem: URGENTE-LULA QUER ACABAR COM O PIX O ex-presidiário, mais uma vez, quer fazer a alegria dos banqueiros, usando os mais humildes. O ex-presidiário não te conta que o PIX acabou com a renda milionário que os bancos tinham ao cobrar taxas de transferências bancárias.

Lula diz que vai acabar com o Pix assim que assumir a Presidência?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1) O ex-presidente não deu declaração sobre acabar com o Pix. O print é falso, sendo manipulado digitalmente.

2) O modus operandi deste tipo de balela é sempre o mesmo. Alguém entra em um portal de notícias, “inspeciona o código-fonte” (por meio de uma ferramenta do Google Chrome), modifica o conteúdo da página, dá um print screen e sai compartilhando a imagem falsa por aí.

3) Não só não há nenhuma notícia em fontes confiáveis como também a matéria que viralizou não consta no portal g1.

4) Nada é encontrado sobre Astolfo Mota, que teria assinado a matéria. Nem funcionário com esse nome existe no portal de notícias.

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.