Blog do Dina - Dina Verifica: Vacinação contra gripe em 2022 será feita por ordem alfabética?


Dina Verifica: Vacinação contra gripe em 2022 será feita por ordem alfabética?

18 de março de 2022 às 9:28

O Ministério da Saúde anunciou o início da campanha de vacinação contra a gripe. Desde a confirmação, diversas situações envolvendo a imunização começaram a circular.

A campanha deste ano ganhou mais importância após o surto da gripe no fim de 2021, em todo o país.

Após a confirmação, várias histórias começaram a circular nas redes sociais. Uma delas traz a tabela de vacinação com os possíveis grupos de pessoas que seriam vacinadas.

Com o logotipo do Governo do Distrito Federal (GDF), a tabela apontava que a vacinação contra a Influenza ocorreria por ordem alfabética. No dia 23 de março, pessoas com as letras A, B, C, D e E tomariam a vacina. No dia 24, F, G, H, I e J e sucessivamente.

Leia o texto contido na imagem que circula por aí:

Dia D 09/05 GDF CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA 23 DE MARÇO A 22 DE MAIO Fases Grupos prioritários Início 1″ FASE Idosos (60 anos e mais).Com nomes iniciados em: • 23/03:A-B-C-D e E. • 24/03:F-G-H-I e J. • 25/03:K-L-M-Ne O. • 26/03:P-Q-R-S e T. • 27/03:U-V-W-X-Ye Z.

2* FASE Professores Públicos e Particulares. > Profissionais de Segurança e Salvamento >Portadores de doenças crônicas e condições clinicas especiais. > Trabalhadores de saúde. 16/04

3* FASE > Crianças de 6 meses a menores de 6 anos. >Gestantes e Puérperas. >Povos indigenas. > Adolescentes e Jovens sob medidas socioeducativas(12 a 21 anos). >População privada de liberdade. >Funcionários do sistema prisional. > Adulto de 55 a 59 anos de idade. Pessoas com deficiências. Avisem aos seu familiares ! Idosos vão de acordo com a letra do nome e dia .

Vacinação contra gripe (Influenza) em 2022 será feita por ordem alfabética?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1) As informações que estão circulando já se tratam de uma evolução de um boato já desmentido em outra ocasião.

2) A imagem que está circulando online (e em vários estados) é relativa a regras adotadas no início da pandemia da Covid-19 e apenas no Distrito Federal. Na época, o governo local resolveu escalonar a vacinação em idosos para evitar aglomerações e adotou a escala em questão.

3) Em 2020, mensagens falando da regra circularam também em outros estados. Com exceção do Distrito Federal, nenhum estado havia adotado o tal critério.

4) Em 2022, a história é (se é possível) mais falsa ainda. Isso porque nem o GDF está adotando a tal regra de escalonamento baseado na primeira letra do nome da pessoa. Assim como “normalmente”, a escala se deu por idade.

5) É importante citar que o calendário do Ministério da Saúde para 2022 é diferente do calendário para vacinação contra a gripe de 2020. Ao contrário de 2020 (quando a campanha teve início em 23 de março), o início da campanha da vacinação em 2022 é o dia 4 de abril. Veja qual é o calendário correto:

– Primeira etapa: entre os dias 04/04 e 02/05: idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde;

– Segunda etapa: entre os dias 03/05 e 03/06 : Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes e puérperas; Povos indígenas; Professores; Comorbidades; Pessoas com deficiência permanente; Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema prisional; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade.

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.