Blog do Dina - Dina Verifica: Onda de frio intenso chegará ao Brasil e será o pior frio dos últimos 100 anos?


Dina Verifica: Onda de frio intenso chegará ao Brasil e será o pior frio dos últimos 100 anos?

22 de março de 2022 às 10:00

Assim que chegou o outono começaram a circular nas redes sociais informações de que o Brasil iria passar por dias de frio.

Segundo a publicação, uma onda de frio intenso deve atigir o país nos próximos dias. Ainda segundo a história, as temperaturas devem começar a cair na terça-feira, dia 22. De acordo com a história, esse será o pior frio dos últimos 100 anos.

Confira:

“Oi, família. Boa noite. Tudo bem? É o Ronaldo mesmo que tá falando, eu não tô retransmitindo essa mensagem não. Eu tô gravando pra vocês. É, bom, a gente vai ter que tomar um cuidado extra aí essa semana. Eu já recebi o aviso de um amigo meu que mora na zona rural e tem controle via satélite. E agora vocês devem ter percebido aí pela imprensa que tá subindo uma onda de frio, que tá chegando agora. Era pra quarta-feira, mas parece que já antecipou pra terça-feira e tá vindo rápido. Não é um frio normal, tá? É a maior onda de frio que já atingiu o Brasil em mais de 100 anos. A gente nunca viu um frio desses.

Pode ser que ela erre a gente, mas os estados do sul não tem como escapar, já pegou. Mas não é um frio normal, tá? Tão falando aí que em cidades do estado de São Paulo com risco de nevar, gente. Tá perigando nevar em algumas cidades do estado de São Paulo. Temperaturas abaixo de 0, Campos do Jordão com uma previsão de temperatura entre -6 e -10 graus. Na serra, temperatura podendo chegar a -15 graus. O governo canadense, o governo americano, tá todo mundo avisando o governo brasileiro que tem que se preparar, porque o Brasil não tá preparado pra esse tipo de frio. Tem que ter equipe do resgate, enfim, eu tô avisando todo mundo.

Tem um amigo meu que trabalha no INPE, já falei com ele hoje, ele já confirmou. Ele me deu um vídeo de 5 minutos de explicação do fenômeno, só pra me dizer que é verdade. Tá, então, o frio que vai começar essa semana não é um frio normal, não é uma coisa que a gente tá acostumado a ver. Tem que tomar cuidado, muito cuidado. Avisa os amigos de vocês, os familiares, pra tomar cuidado com o frio da semana, tá bom? Boa noite, fica todo mundo com Deus, bom final de semana”.

Onda de frio intenso chegará ao Brasil e será o pior frio dos últimos 100 anos?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1) A história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de informações e fontes confiáveis.

2) A história apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

3) Ao procurar por mais informações sobre o assunto, nada foi encontrado. Pelo contrário, uma história muito parecida já foi desmentida, em 2021.

4) Se isso não bastasse, não existe nenhuma previsão de frio extremo para os próximos dias, nem pelo próprio INPE (citado na história).

5) De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem cair nos próximos meses, mas na maior parte do país, vão permanecer ligeiramente acima da média.

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.