Blog do Dina - Dina Verifica: Fogo nos carros do presidente Jair Bolsonaro foi causado por atentado da esquerda?


Dina Verifica: Fogo nos carros do presidente Jair Bolsonaro foi causado por atentado da esquerda?

24 de março de 2022 às 9:33

Um incêndio no anexo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), localizado ao lado do Palácio do Planalto, em Brasília (DF), chamou a atenção dos moradores da cidade. O fogo teve início no final da tarde de sábado, dia 19.

As chamas atingiram em maior proporção apenas a garagem onde ficam os carros da Presidência da República. Após serem acionados, os Bombeiros conseguiram conter as chamas rapidamente.

O incidente não demorou para suscitar teorias na internet. De acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, o fogo seria um atentado da esquerda contra Bolsonaro.

Confira:

Versão 1: “Carros oficiais de Bolsonaro explodiram antes de pegar fogo. Possível atentado? E as câmaras que filmam ali???;?”.

Versão 2: “PORQUE A MIDIA NÃO MONSTROU O “ATENTADO ” CONTRA ESTACIONAMENTO DO GSI- PLANALTO NESSE SÁBADO COM 5 CARROS BLINDADOS DO PRESIDENTE DESTRUÍDOS? COMO ALGO TÃO SÉRIO A MIDIA NÃO DIVULGA NADA? ATENTADO…???”.

Versão 3: “Os carros de segurança do Presidente Bolsonaro foram todos queimados. O Presidente Bolsonaro precisa fortalecer a segurança dele, e com urgência! Sera que foi um acidente?! Claro que não!”.

Fogo nos carros do presidente Jair Bolsonaro foi causado por atentado da esquerda?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1) A explicação fica por conta da falta de provas e do próprio vídeo usado para embasar a história.

2) A história apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

3) Ao analisar o próprio vídeo usado como divulgação da história, toda a teoria cai por terra. Além da história surgir, literalmente, do nada e não apresentar nenhuma prova, o homem que aparece no vídeo afirma que “não se sabe de nada” até o momento. Ou seja, se trata apenas de uma acusação sem nenhum embasamento.

4) É claro que o caso está sendo investigado, mas os peritos já trabalham com indícios. De acordo com as investigações preliminares do Corpo de Bombeiros, a causa do incêndio teria sido um curto-circuito em uma das lâmpadas da garagem.

5) Se isso não bastasse, o vídeo que mostra o fogo na garagem dos carros presidenciais não prova absolutamente nada. As imagens apenas mostram o incêndio e o trabalho do Corpo dos Bombeiros.

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.