Blog do Dina - Dina Verifica: TSE está cancelando título de eleitor de idosos com mais de 70 anos?


Dina Verifica: TSE está cancelando título de eleitor de idosos com mais de 70 anos?

28 de março de 2022 às 9:30

As eleições presidenciais no Brasil ocorrem em outubro de 2022, mas o pleito já está dando o que falar nas redes sociais.

Nas últimas semanas, o assunto que dominou a internet foi a falta de interesse de jovens brasileiros em fazer o título de eleitor.

Com isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou uma campanha para incentivar jovens entre 15 e 17 anos, cujo voto é facultativo, retirem seus títulos eleitorais e participem das eleições presidenciais de 2022.

Mas de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o TSE estaria tendo uma atitude bem diferente em relação aos idosos. Segundo a publicação, o TSE resolveu cancelar o título de eleitor de pessoas com mais de 70 anos.

Ainda de acordo com a história, a ação estaria sendo feita, porque o TSE sabe que milhões de aposentados podem votar no Bolsonaro.

Confira como a informação circula por aí:

“Sabia que estão cancelando o Título de quem tem mais de 70 anos? Tirei uma certidão negativa do Cartório eleitoral, diz que não devo nada. Mas no rodapé da página diz que a inscrição foi cancelada. Quem tem mais de 70 anos deve verificar se esta tudo em ordem com seu título. Agora vão cancelar os títulos, porque sabem que são. Milhões de pessoas aposentadas que podem votar no Bolsonaro. Apenas repassando”.

TSE está cancelando título de eleitor de pessoas com mais de 70 anos?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1- A história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas.

2- A informação apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

3- Ao procurar por mais informações sobre o assunto na internet, nenhuma notícia sobre o tema foi encontrada. Pelo contrário, descobrimos um desmentido a respeito da história.

4- Logo que o assunto começou a viralizar nas redes sociais, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez questão de desmentir a história. De acordo com o TSE, não existe cancelamento seletivo de títulos eleitorais. Além disso, o TSE alertou que para pessoas acima de 70 anos, o voto é facultativo e não obrigatório. Veja:

Começaram a ser propagadas postagens pelas redes sociais com mensagens falsas afirmando que a Justiça Eleitoral (JE) estaria cancelando o título de eleitor de quem tem mais de 70 anos. O conteúdo informa que uma pessoa teria tirado uma certidão negativa no cartório eleitoral e que, no rodapé da página do documento, constava que a inscrição eleitoral do requerente havia sido cancelada. Mas esse é mais um boato disseminado no mundo digital, na tentativa de causar confusão na população, até porque, o voto para eleitores nessa faixa etária é facultativo. A regra está prevista no artigo 14, parágrafo 1º, inciso II, alínea “b”, da Constituição Federal. Segundo o dispositivo, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos.

Além disso, há outros argumentos que comprovam que essa notícia é uma mentira. O TSE prorrogou a suspensão, por prazo indeterminado, das consequências previstas no Código Eleitoral para as eleitoras e os eleitores que deixaram de votar nas Eleições 2020 e não apresentaram justificativa ou não pagaram a respectiva multa. Com a decisão, os que não compareceram às urnas em 2020 poderão votar normalmente no pleito deste ano. A ausência na votação ou a falta de justificativa também não vão impedir a cidadã ou o cidadão de obter passaporte ou carteira de identidade; de inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado; de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; ou de receber remuneração de função ou emprego público. Além disso, as eleitoras e os eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico em virtude da pandemia de covid-19 não tiveram títulos eleitorais cancelados, também por determinação da Justiça Eleitoral.

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.