Blog do Dina - Como as 9 palavras improvisadas de Biden podem afetar a guerra na Ucrânia


Como as 9 palavras improvisadas de Biden podem afetar a guerra na Ucrânia

29 de março de 2022 às 8:57

Apenas nove palavras improvisadas colocam um mundo já sob tensão no limite novamente.

A sugestão do presidente dos Estados Unidos Joe Biden, feita na Polônia, no sábado (26), de que o ataque de Vladimir Putin à Ucrânia deveria desqualificá-lo do poder desencadeou uma tempestade política internacional.

De volta a Washington no domingo (27), Biden disse a repórteres que não estava pedindo uma mudança de regime na Rússia – ecoando uma mensagem repetida várias vezes por seus subordinados, mesmo antes de retornar aos Estados Unidos.

Mas as reverberações globais dos comentários deixam o governo enfrentando sérias questões. Algumas são estratégicas e podem impactar o curso futuro da guerra e as esperanças, até agora ilusórias, de um cessar-fogo.

Outras são políticas e se relacionam com a posição de Biden em casa, em meio a uma torrente de críticas republicanas, e internacionalmente, enquanto ele busca manter a coalizão ocidental unida.

Elas incluem:

  • O comentário do presidente ampliou perigosamente as já altas tensões no pior confronto entre o Ocidente e a Rússia em décadas?
  • Biden abalou a confiança internacional em sua liderança forte até agora em reunir a aliança da Otan em uma frente unida contra Moscou? E Putin será capaz de explorar a inquietação com os comentários de Biden nas capitais europeias?
  • A noção de que Biden espera derrubar Putin – mesmo que os EUA digam que não é verdade – fortalecerá a determinação do líder russo contra as negociações ou fará com que ele aumente ainda mais uma guerra já impiedosa contra civis?
  • A retórica agora pungente de Biden sobre Putin efetivamente descartou qualquer futura diplomacia direta ou reuniões entre as principais potências nucleares do mundo – e poderia colocar em risco a paz global se eles não puderem se comunicar em uma crise futura que ameaça a humanidade?
  • Ou a reação humana de Biden ao passar tempo com refugiados ucranianos logo será superada pelo horror diário da guerra ou será vista como uma forte postura moral que mudou a maneira como o mundo vê o líder russo? Afinal, o apelo do ex-presidente Ronald Reagan ao então líder soviético Mikhail Gorbachev para “derrubar este muro” em Berlim foi inicialmente contestado por alguns de seus próprios assessores como muito provocativo.
  • E, finalmente, uma vez que Moscou já vê sanções ocidentais extraordinariamente duras como uma guerra econômica e dada a visão profundamente conspiratória de Putin sobre o Ocidente e seu papel na conquista da União Soviética, algumas palavras presidenciais soltas que irritam todos em Washington podem realmente piorar as coisas?

Veja a matéria completa.

CNN Brasil

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.