Blog do Dina - Imagens mostram retirada de tropas russas em aeroporto na Ucrânia


Imagens mostram retirada de tropas russas em aeroporto na Ucrânia

2 de abril de 2022 às 8:31

Após semanas de literal escavação no aeroporto Antonov em Hostomel, a apenas 28 quilômetros a noroeste da capital ucraniana, Kiev, as forças russas desapareceram do local, conforme mostram novas imagens de satélite divulgadas nesta sexta-feira (1º).

Na quinta-feira (31), um funcionário do Departamento de Defesa dos EUA disse à CNN que acreditava que os militares russos tinham provavelmente deixado o aeroporto. As novas imagens de satélite confirmam que, de fato, o fizeram.

Imagens de satélite anteriores mostraram que, em torno de veículos militares e posições de artilharia, os russos tinham construído trincheiras na região.

Avanço ucraniano
As forças ucranianas continuam avançando contra a retirada das forças russas nas proximidades de Kiev, disse a inteligência militar britânica neste sábado (2).

As forças russas também se retiraram do aeroporto Hostomel, perto da capital, que está sujeita a combates desde o primeiro dia do conflito, disse o Ministério da Defesa do Reino Unido em um boletim regular.

“No leste da Ucrânia, as forças ucranianas garantiram uma rota importante no leste de Kharkiv após intensos combates”, acrescentou o ministério.

Saída de civis
Sete corredores humanitários para evacuar pessoas das regiões sitiadas da Ucrânia estão planejados para sábado, disse a vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk.

Os corredores planejados incluem um para pessoas evacuadas por transporte privado da cidade de Mariupol e por ônibus para moradores de Mariupol fora da cidade de Berdyansk, disse Vereshchuk.

Retomada das negociações
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta sexta que algum progresso foi feito nas negociações de paz com a Ucrânia e que Moscou está preparando sua resposta às propostas ucranianas.

Em uma coletiva de imprensa após conversas com autoridades indianas, Lavrov disse que as negociações de paz com a Ucrânia precisam continuar, mas que Kiev mostrou “muito mais compreensão” da situação na Crimeia e Donbass e na necessidade de seu status neutro.

A última rodada de negociações entre os países, que havia sido realizada no dia 29 de abril em Istambul, na Turquia, chegou ao fim sem acordos firmados, mas com novas informações sobre as exigências de ambos os lados para encaminharem as conversas adiante – como a neutralidade ucraniana.

Destaques das últimas 24 horas

  • Negociações são retomadas de forma remota nesta sexta
  • Rússia diz ver avanço nas negociações com a Ucrânia
  • Temendo ataques, Rússia vai fortalecer fronteira ocidental
  • Presidente do Parlamento Europeu visita Zelensky
  • Erdogan diz a Putin que gostaria de reunir líderes da Rússia e Ucrânia
  • Agência considera “improvável” um ataque contra reator nuclear
  • Mais de 150 crianças morreram desde início da guerra, diz Ucrânia
  • Alemanha aprova envio de tanques à Ucrânia
  • Rússia diz que não cortará “imediatamente” o envio de gás à Europa

CNN Brasil

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.