Blog do Dina - Dina Verifica: Barroso diz “Bolsonaro será reeleito se passarem por cima do meu cadáver” em live?


Dina Verifica: Barroso diz “Bolsonaro será reeleito se passarem por cima do meu cadáver” em live?

6 de abril de 2022 às 9:19

As eleições de 2022 estão se aproximando e parece que já começam a monopolizar a pauta das fake news.

A prova disso está falsas declarações que estão sendo atribuídas a personalidades políticas brasileiras. O último personagem citado é o ministro do STF Luís Roberto Barroso.

De acordo com um texto publicado em um blog hospedado na plataforma WordPress, Luís Roberto Barroso teria, em uma live com juízes franceses, dado as seguintes declarações: “Bolsonaro será reeleito se passarem por cima do meu cadáver” e “Lula merece uma segunda chance”.

Leia o texto que circula por aí:

“Bolsonaro será reeleito se passarem por cima do meu cadáver” declarou Barroso em live Luís Barroso, ministro do Supremo TribunaL Federal (STF) falou em uma live numa reunião com juízes franceses que não reconhece o presidente legitimamente eleito, Jair Bolsonaro e que afirmou categoricamente que não será reeleito. “Lula merece uma segunda chance” concluiu Barroso.

Barroso diz “Bolsonaro será reeleito se passarem por cima do meu cadáver” em live?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1) A resposta está na fonte da informação e na ausência de provas sobre a fala.

2) Barroso é personagem de fake news espalhadas na internet. Desde quando se posicionou a favor das urnas eletrônicas (mesmo sob pressão da direita a favor do voto impresso), o que não tem faltado é notícia falsa sobre ele.

3) A história que circula online é falsa. De cara, foi feita busca pelas tais declarações de Luís Roberto Barroso ou pela “live com juízes franceses”. Como era de se imaginar, nada foi encontrado além do texto que circula por aí. Não há vídeo, não há citação em fonte confiável, não há nada.

4) Ao buscar pela fonte da informação, chegamos ao um blog recém criado. A página não tem assinatura e tem três “notícias” (incluindo a de Barroso). Todas as três são falsas (as outras duas são sobre o “fim das urnas eletrônicas” e sobre um “pichador preso”). Ou seja: o site foi criado para espalhar balelas e angariar cliques.

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.