Blog do Dina - Dina Verifica: Aplicativo e-Título do TSE é, na realidade, um programa espião?


Dina Verifica: Aplicativo e-Título do TSE é, na realidade, um programa espião?

14 de abril de 2022 às 10:22

Com a proximidade do fim das alterações no título eleitoral para o pleito de 2022, muitas pessoas estão correndo para retirar o documento ou realizar a transferência.

Nos últimos anos, a criação do e-Título facilitou e muito a vida de quem precisa fazer esse tipo de serviço.

Além disso, o e-Título também serve como uma versão oficial do título de eleitor e possibilita a justificativa do voto, sem que o eleitor precise ir até uma zona eleitoral.

No entanto, a credibilidade do aplicativo vem sendo alvo de postagens nas redes sociais.

Segundo a informação que repercutiu bastante na internet, as pessoas deveriam ter cuidado com o aplicativo.

A história aponta que o e-Título seria, na verdade, um programa espião. Ele solicitaria o controle à lanterna do celular, a criação de contas e a definição de senhas e a leitura de conteúdo USB.

O texto recomenda ainda que quem tiver o aplicativo faça a desinstalação. Veja:

Versão 1: “Acesso total à rede, alterar configurações de áudio, executar na inicialização, impedir modo de suspensão do dispositivo, controlar lanterna. Pra que que o aplicativo do TSE quer controlar até a lanterna do teu celular? Não sei, talvez eu seja meio burra. Ver conexões de rede, criar contas e definir senhas! Olha que loucura. Ativar e desativar sincronização, ler as configurações de sincronização, ler conteúdo do armazenamento USB, alterar ou excluir o conteúdo do armazenamento USB do seu telefone. Aplicativo do TSE. Gravar áudio. Será que eles vão poder ouvir as conversas de vocês em casa, através do telefone?

Não sei, não sei, ó a dúvida. Ler conteúdo de armazenamento USB, alterar ou excluir o conteúdo do armazenamento USB e ainda ter a sua localização aproximada, a localização precisa e acessar comandos extras do seu provedor de localização. Comenta pra mim aqui nos comentários se isso é normal e eu tô sendo exagerada. É uma hipótese, mas eu achei meio estranho o aplicativo do TSE pedir esse tanto de coisa. Cêis sabiam que tava pedindo tudo isso? Pois é. Então, aproveita e já espalha aí a notícia e, por hoje, eu vou ficando por aqui. Muito obrigada por ter assistido o vídeo até o fim. Fiquem todos com Deus e até a próxima. Fui”. Versão 2: “TSE, não sei porque esta enormidade existe, com o aplicativo e-título quer ser espião de toda a sua vida. Não baixa o aplicativo, se tiver baixado >>> DELETA imediatamente”.

Aplicativo e-Título do TSE é, na realidade, um programa espião?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1- A informação viralizou rapidamente nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou muita gente assustada. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas.

2- Ao ler o texto, a desconfiança sobre a veracidade das informações já desponta. O texto apresenta as principais características de fake news, como caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

3- Não é de hoje que histórias falsas apontam sobre supostas coisas que hackeiam o celular, como vídeos na internet, ligações recebidas de determinados números e até aplicativos, como o WhatsApp.

4- Ao analisar o vídeo, é possível perceber que ele não apresenta nenhuma prova de que o aplicativo seja um programa espião. Nas imagens, a pessoa apenas lista quais são as permissões que o aplicativo solicita. Vale ressaltar que diversos aplicativos usados no dia-a-dia possuem muitas permissões.

5- Se isso não bastasse, o próprio TSE desmentiu a informação por meio de uma publicação. De acordo com o comunicado, o e-Título não é um programa espião, mas sim um aplicativo desenvolvido para facilitar a vida dos eleitores. Segundo o TSE, as permissões solicitadas são necessárias para o acesso a determinadas funções.

6- Por exemplo, o serviço de geolocalização é necessário para justificar o voto de maneira online. Já a permissão da lanterna, bastante estranhada na internet, é necessária para a autenticação de documentos emitidos pela Justiça Eleitoral.

7- Já a permissão para criar contas e definir senhas é necessária para a migração de smartphones, isto é, caso você mude de celular, seu histórico dentro daquele aplicativo ficará salvo e você não vai precisar iniciar tudo do 0.

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.