Blog do Dina - RN firma compromisso de redução em 50% das mortes e lesões no trânsito até 2028


RN firma compromisso de redução em 50% das mortes e lesões no trânsito até 2028

19 de abril de 2022 às 8:37

O estado do Rio Grande do Norte aderiu nessa segunda-feira (18) ao Plano Nacional pela Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). A assinatura do termo de compromisso foi registrada pelo diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), Jonielson Pereira, e pelo secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, em solenidade realizada no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, em Natal.

O momento contou com a participação do vice-governador do RN, Antenor Roberto, além de representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Projeto Vida no Trânsito (PVT), Conselho Estadual de Trânsito do RN (Cetran), Detran/RN, Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), entre outras instituições envolvidas na pauta da segurança viária.

O diretor do Detran/RN, Jonielson Pereira, explicou que a iniciativa do Governo do Rio Grande do Norte tem como foco a ampliação da segurança no trânsito estadual, já que as 160 ações prioritárias direcionadas pelo Pnatrans agem de maneira programada até 2028 estimulando a redução em 50% no total de mortes e lesões decorrentes de acidentes no trânsito.

“O Pnatrans une os governos Federal, Estadual e Municipais na construção de um trânsito menos violento. Cada um desses entes vai agir integrado para alcançar suas metas que é a de reduzir em 50% as mortes ocorridas no trânsito brasileiro. É uma meta ousada que vamos buscar aqui no Rio Grande do Norte”, comentou o diretor Jonielson Pereira.

Já o secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, destacou o empenho das demais autoridades de trânsito para o sucesso do Pnatrans no Brasil, informando que o plano tem potencial de preservar 86 mil vidas em 10 anos.

“Com a assinatura do termo de compromisso do Governo Federal com o Rio Grande do Norte, o plano começa a ser posto em prática em mais da metade dos entes federados. Com a mobilização, cresce a conscientização de condutores e, consequentemente, mais vidas são salvas no trânsito brasileiro”, ressaltou.

Até o momento, além do Rio Grande do Norte, aderiram ao Pnatrans o Distrito Federal, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Roraima, Espírito Santo, Bahia e Pernambuco.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.