Blog do Dina - Rússia começou nova fase de “operação” na Ucrânia, diz ministro


Rússia começou nova fase de “operação” na Ucrânia, diz ministro

19 de abril de 2022 às 9:00

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta terça-feira (19) que Moscou está iniciando uma nova etapa do que chama de “operação militar especial” na Ucrânia, que ele previu que seria um desenvolvimento significativo.

“Mais uma etapa desta operação [no leste da Ucrânia] está começando e tenho certeza que este será um momento muito importante de toda essa operação especial”, disse Lavrov em entrevista ao canal de TV India Today.

Já o Ministério da Defesa russo afirmou, também nesta terça-feira (19), que 1.260 alvos foram atingidos em território ucraniano na noite de segunda.

Forças antiaéreas russas derrubaram um jato ucraniano MiG-29 na região de Donetsk, disse o ministério.

“Batalha de Donbass”

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e autoridades de alto escalão do governo do país disseram, nesta segunda-feira (18), que forças russas lançaram uma nova ofensiva na maior parte do flanco leste da Ucrânia e a “Batalha de Donbass” já começou.

O exército da Ucrânia está se preparando para um novo ataque russo no lado leste do país desde que Moscou retirou suas forças de perto da capital Kiev e do norte ucraniano no final do mês passado para se concentrar em um ataque na região do Donbass.

“Agora podemos dizer que as forças russas iniciaram a batalha de Donbass, para a qual se prepararam há muito tempo”, disse Zelensky em um discurso em vídeo.

O secretário do Conselho de Segurança da Ucrânia, Oleksiy Danilov, disse em comentários televisionados: “Eles [as forças russas] começaram sua tentativa de iniciar a fase ativa esta manhã.”

“Esta manhã, ao longo de quase toda a linha de frente das regiões ao leste de Donetsk, Luhansk e Kharkiv, os ocupantes tentaram romper nossas defesas”, declarou ele.

A Rússia vem aumentando suas forças no leste da Ucrânia usando tropas que retirou do norte e da vizinha Belarus, um aliado próximo dos russos.

Em publicação nas redes sociais, o comando das Forças Armadas ucranianas disse que a principal força militar da Rússia estava se concentrando em assumir o controle de toda a área das regiões de Donetsk e Luhansk, que compõem a faixa de terra conhecida como Donbass.

“A segunda fase da guerra começou… Acredite em nosso Exército, ele é muito forte”, escreveu Andriy Yermak, chefe de gabinete do presidente ucraniano, no aplicativo de mensagens Telegram.

Os reforços da Rússia prepararam o terreno para uma batalha prolongada que, segundo analistas militares, certamente causará pesadas perdas em ambos os lados.

CNN Brasil

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.