Blog do Dina - Burger King diz que Whopper Costela não tem costela, mas aroma de costelinha


Burger King diz que Whopper Costela não tem costela, mas aroma de costelinha

3 de maio de 2022 às 9:31

Após a polêmica com o McPicanha, do McDonald’s, na semana passada, nesta segunda-feira (2), a rede Burger King informa que o sanduíche Whopper Costela não tem costela, mas “paleta suína”, com “aroma de costela 100% natural”, segundo nota divulgada pela empresa.

Segundo o comunicado, o Burger King “reforça que desde o lançamento do produto sempre trouxe com clareza em sua comunicação e em todos os materiais e peças publicitárias, cardápios e materiais oficiais de marca a composição do hambúrguer presente no sanduiche”.

A nota foi divulgada após questionamentos de usuários nas redes sociais. Em uma campanha publicitária lançada em 2021, é dito que o hambúrguer é “sabor costela”.

O sanduíche está sendo vendido na rede desde o final de 2021. No site oficial, a marca descreve o produto como “hambúrguer de carne de porco com aquele aroma inconfundível de costelinha”.

Procon-SP notifica rede
No fim da tarde desta segunda-feira, o Procon-SP notificou o Burger King para apresentar explicações sobre a composição e a campanha publicitária do sanduíche Whopper Costela até sexta-feira (6).

Em nota, o órgão informou que a empresa deverá apresentar a tabela nutricional do sanduíche, atestando a composição de cada um dos ingredientes (carne, molhos, aditivos, dentre outros) e documentos que comprovem os testes de qualidade realizados, demonstrando o processo de manipulação, acondicionamento e tempo indicado para consumo.

O diretor-executivo do Procon-SP, Guilherme Farid, explicou que o Procon-SP “tem olhado com preocupação a publicidade de produtos alimentícios que destacam um determinado ingrediente que não faz parte da composição daquele produto ou que não tem o ingrediente na sua composição principal”.

O órgão também pede que o Burger King apresente cópia dos materiais publicitários da divulgação da atual linha do produto e de campanhas anteriores de sanduíches similares, veiculados nos meios de comunicação e nas redes sociais pela empresa e por parceiros.

Além disso, também foi solicitado o envio dos documentos de autorização de comercialização dos produtos junto aos órgãos oficiais competentes, bem como dos termos das respectivas campanhas publicitárias vinculadas.

“Se ficar comprovado que houve indução do consumidor a erro, a empresa pode ser multada por publicidade enganosa em até 11,6 milhões de reais”, alerta Farid.

Início da repercussão
O caso ganhou atenção nas redes sociais devido a um vídeo publicado no TikTok pelo advogado Fernando Chagas, que produz conteúdos sobre defesa dos direitos do consumidor.

O advogado mostra as letras miúdas do anúncio do Burger King sobre o “Whopper Costela”, que informa a composição do hambúrguer utilizado no lanche: paleta suína com aroma de costela.

Com a repercussão do seu primeiro vídeo sobre o sanduíche de picanha do Mc Donald’s no TikTok, o advogado explicou que decidiu analisar os ingredientes e a divulgação de outros lanches em redes de fast food, após receber inúmeros pedidos de seguidores nas redes sociais.

Depois de divulgar o primeiro vídeo sobre o caso do “Whopper Costela”, Chagas foi procurado pelo Burger King. “Eles me mandaram uma mensagem pedindo meus contatos, para se explicar”, diz Chagas.

Diante da polêmica, a companhia alterou a descrição do produto no seu aplicativo para celular, trazendo logo no início do anúncio a lista de ingredientes do lanche.

Confira a íntegra da nota do Burger King

“A transparência para com os nossos clientes é um valor fundamental e inegociável para o Burger King. Nesse sentido, em relação ao Whopper Costela, a rede ressalta que o produto, feito de paleta suína, leva em sua composição aroma de costela 100% natural sem qualquer ingrediente artificial. Além disso, reforça que desde o lançamento do produto sempre trouxe com clareza em sua comunicação e em todos os materiais e peças publicitárias, cardápios e materiais oficiais de marca a composição do hambúrguer presente no sanduiche – feito com carne de porco (paleta suína) e sabor de costela.

A marca ainda reforça que alinhado aos seus compromissos de sustentabilidade assumidos o produto Whopper Costela é 100% livre de quaisquer corantes, conservantes e aromatizantes artificiais.

A marca se mantém à disposição de seus clientes por meio de seus canais de contato para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre esse e quaisquer outros produtos de seu portfólio”.

CNN Brasil

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.