Blog do Dina - Dina Verifica: ONU desmentiu que comitê inocentou ex-presidente Lula?


Dina Verifica: ONU desmentiu que comitê inocentou ex-presidente Lula?

5 de maio de 2022 às 9:18

Entre comemorações com a decisão (que tem pouco impacto prático na Justiça Brasileira), uma história começou a circular entre detratores de Lula.

Um texto aponta que a ONU teria “desmentido” que inocentou o ex-presidente das acusações.

A mensagem vem em conjunto com um link opinativo da revista Isto É.

Leia o texto que circula online (principalmente, pelo WhatsApp):

A ONU DESMENTIU A DIVULGAÇÃO DE FAKE NEWS ONDE UM “COMITÊ INOCENTOU” O EX-PRESIDENTE LULA.ESTA FAKE NEWS FOI DIVULGADA PELO PRESIDIÁRIO E VÁRIOS VEÍCULOS DE IMPRENSA DA EXTREMA MÍDIA COMUNISTA. CONCLUSÃO: “A MENTIRA TEM PERNA CURTA!” https://istoe.com.br/fake-a-onu-jamais-inocentou-lula-alias-nem-mesmo-o-stf/

ONU desmentiu que comitê inocentou ex-presidente Lula?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1- Em nenhum momento a ONU apontou que o “comitê não inocentou Lula” e o texto linkado não tem qualquer relação com o posicionamento das Nações Unidas e seu comitê.

2- O texto que circula online já nos deixa desconfiados. Ele tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista e os erros de português.

3- Como o texto linka uma fonte confiável, até tivemos um ponto inicial para a busca.

4- O link da Isto É nada mais mostra do que o posicionamento de um jornalista sobre o impacto da decisão na ONU. No entendimento dele (e não da ONU) a decisão do Comitê de Direitos Humanos não seria em relação a Lula “ser inocente” e sim em relação ao julgamento não ter transcorrido com o rito correto.

5- É importante citar que há o outro lado da discussão, que aponta que uma vez que exista presunção de inocência, uma vez que as condenações de Lula foram anuladas (seja por competência de quem julga ou erros processuais), o ex-presidente é inocente.

6- De qualquer forma, o fato é que, em nenhum momento, a ONU “desmentiu” que Lula seja inocente. O último posicionamento de um órgão ligado às Nações Unidas foi a do Comitê de Direitos Humanos e, após isso, não houve nenhuma “nota explicativa” sobre o assunto.

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.