Blog do Dina - Dina Verifica: Vidente previu que Neymar vai morrer em maio de 2022?


Dina Verifica: Vidente previu que Neymar vai morrer em maio de 2022?

7 de maio de 2022 às 10:56

Houve um tempo em que muitos dos embustes que circulavam na internet estavam ligados a “videntes” que previam mortes de pessoas. Esse tipo de fake news (felizmente) perdeu espaço, possivelmente, porque as pessoas ficaram um pouco mais críticas com o que leem (ou não). Porém, ainda há resquícios sobre esse tipo de coisa.

A prova disso está na história de hoje, que aponta que uma “super vidente” previu que o jogador de futebol Neymar iria morrer no dia 5 de maio de 2022.

A tal história se espalhou em vídeos no YouTube e TikTok e apontava, ainda, que a vidente teria acertado a morte de Kobe Bryant e Chadwick Boseman.

Leia alguns dos textos que estão circulando por aí (que são, por sinal, uma aula de como não se escrever português):

Gente bora hora pro Neymar uma vidente disse que o Neymar ia morrer em 05/05/2022 manda ia nós comentários forca ney. Neymar vai morrer hoje é dia primeiro de maio Domingo de 2022. Para quem não sabe uma mulher que falar é prevê á morte de famoso desse que o Neymar morreria no dia 5 de maio. Adeus Neymar, eu sei que dia você vai morrer… você foi muito bom para mim,obrigado por se ruma pessoa boa adeus…. 5/5/2022 maio. De acordo com o canal do YouTube Death Eyes, Neymar Jr irá morrer amanhã dia 05/05/222. PS: o mesmo canal acertou a morte de Kobe Bryant e Eusébio

Vidente previu que Neymar vai morrer em maio de 2022?

INFORMAÇÃO OBVIAMENTE FALSA

Os fatos

1- De cara, já temos um erro tosco nesta história. A suposta previsão estava marcada para o dia 5 de maio de 2022. Já é 7 de maio e o craque brasileiro segue vivo (ainda bem).

2- Na realidade, sequer houve “previsão de uma vidente que acertou a morte de outros famosos”.

3- Na busca por mais detalhes na internet, não foi encontrada nenhuma vidente famosa corajosa (se bem que para ser vidente já tem que ser corajoso) a ponto de dar a data exata da morte de Neymar. Se alguém tivesse feito essa imprudência, teria virado notícia, pelo menos, na mídia sensacionalista.

4- Uma das mensagens que vimos falando sobre a suposta clarividência nos deu pistas de onde surgiu a história. O texto citava o “canal Death Eyes”. Pois bem, não foi o canal que deu a história (até porque não existe nenhum canal com esse nome), mas foi um parecido.

5- Na realidade, um vídeo com a suposta data da morte surgiu em um canal do YouTube chamado “Vision 2022”. O canal, com apenas 400 inscritos, é uma cópia de um canal chamado 2020 Vision. Os canais nada mais são do que um amontoado de animações com um olho que relevaria a data da morte de famosos.

6- Há uma pequena diferença entre o 2020 Vision e o Vision 2022: o canal que reivindica ter acertado a data da morte de Kobe Bryant e Chadwick Boseman é o Vision 2020. Porém, a mutreta por trás das previsões foi revelada.

7- Trata-se de um canal que, de acordo com denúncias como essa e essa, se utiliza de uma fórmula muito simples para “acertar” as previsões: deixa um vídeo despublicado com a suposta data da morte de um famoso (como os trechos são curtos, dá para fazer um vídeo com os 365 dias do ano) e, depois, só corta o trecho caso o famoso morra. Aí é fácil ser adivinhão.

8- O segundo canal é, por assim dizer, um pouco mais ousado (mas não alegre). Ele se aproveita da pretensa autoridade do “canal irmão” e “chuta” a data da morte de famosos. No mesmo canal, há datas das supostas mortes de Rihanna, Zendaya, Emma Watson e outras celebridades que estão, assim como Neymar, vivas e bem (e, possivelmente, melhor do que você e eu).

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.