Blog do Dina - Pesquisadores querem enviar desenhos de humanos nus para o espaço


Pesquisadores querem enviar desenhos de humanos nus para o espaço

9 de maio de 2022 às 8:20

Pesquisadores espaciais querem enviar uma mensagem codificada aos alienígenas, incluindo ilustrações de humanos nus.

A proposta, “A Beacon in the Galaxy” (BITG), foi apresentada por 11 pesquisadores de várias instituições, incluindo o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, e foi publicado esta semana no Arxiv, um repositório de artigos científicos de acesso livre.

A BITG propõe uma mensagem codificada em binário “desenvolvida para transmissão a inteligências extraterrestres na galáxia Via Láctea” e incluirá conceitos científicos, incluindo a forma humana, de acordo com a proposta.

O recado se baseará em mensagens anteriores enviadas ao espaço, principalmente a mensagem de Arecibo, uma mensagem de rádio interestelar enviada ao aglomerado globular M13 em 1974, disseram os pesquisadores.

A Nasa já enviou aspectos da humanidade para o espaço. A Missão Lucy de 2021 incluiu um poema de Amanda Gorman, letras e citações dos Beatles e um fóssil pertencente ao antigo ancestral humano que deu nome à missão.

As missões Voyager 1 e 2 levaram consigo discos fonográficos dourados com imagens e sons destinados a refletir a cultura humana.

A proposta da BITG planeja deixar totalmente de fora a cultura e a linguagem humana, concentrando-se em conceitos que podem ser mais legíveis para a inteligência extraterrestre (ETI): matemática e física.

“Embora o conceito de matemática em termos humanos seja potencialmente irreconhecível para a ETI, o sistema binário provavelmente é universal em toda a inteligência”, disseram os pesquisadores.

A mensagem inclui um carimbo de hora e um de localização, representações visuais da estrutura de dupla hélice do DNA e um átomo de hidrogênio, explicações visuais de álgebra e outras operações matemáticas, uma ilustração do sistema solar, um mapa da Terra e, claro, uma ilustração sorridente de dois corpos humanos, um masculino e outro feminino. O par está acenando para o espectador.

“Esta informação faz parte da expectativa básica de qualquer mensagem para uma ETI, pois permite o reconhecimento de nossa aparência – um detalhe de uma determinada ETI que sem dúvida seria de nosso interesse e relevante caso trocas sejam estabelecidas, ou algum dia nos encontraremos fisicamente”, disseram os cientistas.

Em outras palavras, os alienígenas podem estar ansiosos para ver como os humanos se parecem, assim como ficaríamos curiosos para ver se eles combinam com os extraterrestres verdes de olhos esbugalhados da ficção científica.

As mensagens terminam com um convite para que os extraterrestres respondam usando um aparelho de radiotelescópio próprio.

O relatório propõe usar o Fast Observable Field, o maior radiotelescópio do mundo, localizado em Guizhou, na China, para enviar a mensagem.

“A mensagem é simples, mas significativa”, disseram os pesquisadores, com o objetivo final de “iniciar um diálogo com a ETI – não importa o quão longe no futuro isso possa ocorrer”.

CNN Brasil

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.