Blog do Dina - Da cor ao odor, como está o seu xixi? A importância da água para o corpo humano


Da cor ao odor, como está o seu xixi? A importância da água para o corpo humano

26 de maio de 2022 às 10:19

É necessário, primeiro, pontuar sobre a importância da água para o corpo humano. É o elemento fundamental para o funcionamento do organismo. O homem consegue ficar mais de 20 dias sem comida, porém não sobrevive mais de três dias sem água. No corpo, essa substância exerce variadas atividades essenciais para garantir o equilíbrio e o funcionamento: componente do plasma sanguíneo, transporta nutrientes e metabólitos; serve como proteção de diversas estruturas corporais pois é meio propício para a realização da grande maioria das reações químicas; ajuda a regular a temperatura corporal e faz parte da composição de nossas células, tecidos e órgãos. Estima-se que um ser humano adulto tenha cerca de 60% de seu corpo composto por água. No recém-nascido, essa quantidade pode atingir entre 74% e 80%.

Além disso, a água também exerce papel primordial na eliminação de substâncias tóxicas através da urina. Uma das maneiras mais simples de saber o grau de hidratação de uma pessoa é por meio de seu xixi.

Atendendo a pedidos, o xixi, formalmente conhecido como “urina”, é um líquido amarelo- transparente, estéril (sem doenças), que transporta resíduos do metabolismo para fora do corpo. Esse líquido é resultado de uma filtragem do sangue realizada pelos rins, que é armazenada na bexiga e tem capacidade de guardar até meio litro de fluido.

A urina é formada por 95% de água, e os outros 5% são formados por mais de 5 mil componentes, entre resíduos gerados pela quebra das proteínas, além de creatinina, sódio, potássio e cloro.

Diariamente, produzimos entre 2 a 2,5 litros de urina, em média. Esse volume varia de acordo com a época do ano, ingestão de líquidos e tamanho do indivíduo.

As características da urina podem revelar muito sobre a sua saúde. No consultório, uma das perguntas que faço é sobre a cor e o odor do xixi e a frequência de micção (ida ao banheiro). Isso porque é possível avaliar o grau de hidratação ou a saúde geral pelo aspecto da urina. Xixi transparente pode significar excesso de ingestão de água, ou que os rins não estão filtrando bem o sangue ou ainda o consumo de substâncias diuréticas (certos remédios e bebida alcoólica), que fazem com que os rins permitam mais perda de água, deixando a urina muito diluída. Amarelo palha é a cor esperada nos casos de uma boa hidratação. Já uma tonalidade próxima a âmbar ou mel pode sugerir a necessidade de ingestão de água.

Urina alaranjada pode apontar falta de água, pigmentos de alimentos ou algum problema de fígado ou vesícula biliar. Se for azulada ou esverdeada, pode ser decorrente de alguma medicação, alimentação ou ainda a presença de infecção. Rosada ou avermelhada, vale investigar a saúde do fígado, rim, vesícula, próstata, infecção ou tumor, e acastanhada pode apontar o grau mais severo de desidratação. Urina espumante ou efervescente pode acontecer em razão do excesso de proteína ou algum problema renal.

E qual a ingestão diária de água adequada? O tal dos 2,5 litros de água não é uma verdade absoluta. Depende do peso do indivíduo: 30 ml de líquido para cada quilo de peso corpóreo; varia também de acordo com o nível de atividade física: quem faz atividades mais intensas, com maior grau de transpiração, precisa se hidratar mais; e da temperatura externa: no verão, quando transpiramos mais, é necessário reforçar o consumo.

Na semana passada, sofremos com uma onda de frio intenso e, nessa época do ano, com temperaturas mais baixas, é comum que a ingestão de água seja menor, por isso, uma boa dica é aumentar a ingestão de líquidos quentes: sopas, chás e caldos podem ser um excelente aliado na hidratação.

O GLOBO

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.