Blog do Dina - Em premiação de prefeituras com melhores práticas, MP dá aviso final para gestores que ignoram aterros sanitários


Em premiação de prefeituras com melhores práticas, MP dá aviso final para gestores que ignoram aterros sanitários

14 de junho de 2022 às 11:51

O Ministério Público do Rio Grande do Norte deu aviso final para gestores que estão em raio de atuação de aterros sanitários mas, mesmo assim, ignoram o equipamento e continuam dando aos resíduos destinação final inadequada, como no caso da cidadades que ainda usam lixões.

O alerta veio durante a solenidade do Selo Cidade Limpa, em que o órgão, em parceria com o Idema e a Procuradoria Geral do Estado, premiou prefeituras do Rio Grande do Norte que investiram na coleta e destinação de resíduos.

"Esse projeto reconhece os esforços do grupo de cidades que estão em raio de atuação de aterro e que decidiram mandar seus resíduos para eles. Infelizmente, a região metropolitana de Natal tem dois aterros sanitários recebendo muito menos do que poderiam", comentou a promotora Rachel Medeiros, coordenadora do Centro de Apoio das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente.

Lixões

Ela ainda revelou que as cidades contempladas pelo Selo Cidade Limpa implementaram a destinação adequada de resíduos sólidos após negociação com o Ministério Público.

"Infelizmente, para quem pode mandar e não manda avaliaremos recorrer às medidas judiciais de responsabilidade cível e criminal. Com premiações como as de hoje a gente quer estimular os gestores", afirmou a promotora.

A situação ilustrada pela promotora é ainda mais grave para as cidades que estão em raio de atuação de aterro e usam, por outro lado, lixões, como Nísia Floresta, Tibau do Sul, Canguaretama, Baía Formosa, Goianinha, Arez, São José de Mipibu e Monte Alegre.

A situação do Rio Grande do Norte é uma das mais graves da região Nordeste. A promotora citou, por exemplo, o caso da Paraíba. "Enquanto no estado vizinho, há cerca de 20 municípios que ainda não destinam resíduos para aterro, aqui é o inverso, ou seja pouco mais que essa quantidade é que faz a destinação para aterros".

Prêmio

Entre as cidades premiadas, um dos destaques foi o município de Vera Cruz, onde recentemente o segundo aterro sanitário da região metropolitana de Natal, a CTR Potiguar, passou a funcionar.

"Não é só questão ambiental. Há também desenvolvimento econômico na destinação adequada dos resíduos, seja em função da operação do aterro que gera receita para a cidade, seja por causa de projetos como estamos implantando da coleta seletiva, que gera emprego", destacou o secretário de Meio Ambiente do Município, Emanoel Rodrigo Duarte Dias.

Os 24 Municípios que receberam o Selo Cidade Limpa foram: Natal, Mossoró, Parnamirim, Macaíba, Ielmo Marinho, Bom Jesus, Jundiá, Várzea, Equador, São Pedro, Vera Cruz, Ceará-Mirim, Taipu, Guamaré, Jardim de Angicos, Extremoz, Maxaranguape, Touros, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante, Lajes, São Bento do Norte, Upanema e Tenente Ananias.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.