Blog do Dina - Lenço umedecido, papel ou ducha: qual o melhor para se limpar?


Lenço umedecido, papel ou ducha: qual o melhor para se limpar?

20 de junho de 2022 às 15:31

Depois de fazer suas necessidades fisiológicas, você costuma se limpar apenas com o papel higiênico? Usa um lenço umedecido? Ou é daqueles ainda mais ligados na higiene e precisa tomar uma ducha para certificar que a área anal está totalmente limpa?

Na pressa do dia-a-dia não costumamos prestar muita atenção nesses pequenos detalhes, mas a higiene do ânus é uma das mais importantes do nosso corpo por ser a ser porta de entrada para dezenas de bactérias e fungos.

A fisioterapeuta pélvica e especialista em sexualidade e pompoarismo, Camila Gutz, explica que a higiene anal é importante principalmente para as mulheres, já que elas têm a região do canal vaginal próxima ao ânus.

Na última semana, Camila viralizou com um vídeo postado em suas redes sociais onde ensina o melhor jeito de limpar o ânus no chuveiro. A sequência, que tem duração de um minuto e meio, conta com quase 11 milhões de visualizações. Em entrevista ao GLOBO ela conta quais sãos os melhores jeitos de lavar o ânus e como ele deve ser higienizado para evitar bactérias, fungos e mal cheiros.

– Essa área, tanto do homem, quanto da mulher, precisa ser muito bem higienizada: lavar e secar bem, não deixar úmido, para não favorecer a proliferação de fungos, bactérias e outros microrganismos naquela região. Também é importante manter a região anal limpa para as relações sexuais. Hoje falamos sobre sexo anal, beijo grego, e outros tipos que podem interferir na qualidade do relacionamento. Muitas pessoas me procuram reclamando e pedindo conselhos de como falar para o parceiro ou parceira, de forma delicada, sem ofender, de que o ânus apresenta um cheiro ruim.

É importante ressaltar que, principalmente nas mulheres, por ter a vaginal e intestinal muito próxima, a falta de higiene no ânus favorece e pode estar relacionada a infecções na vagina, como a candidíase, que levam à produção de corrimento branco-acinzentado e de cheiro forte. Ambas podem ser tratadas com antibióticos, antifúngicos e pomadas. Mas, uma boa higiene é capaz de prevenir esse desconforto.

Sabonete

Segundo Camila, é muito importante sempre que terminar suas necessidades tomar um banho e lavar a área anal com água e sabonete, entretanto não é qualquer sabonete e em hipótese alguma use o sabonete corporal para limpar as áreas íntimas. A recomendação é usar sabonetes líquidos específicos para as partes íntimas do corpo, ou o sabonete glicerinado neutro, ou seja, sem substâncias químicas que podem causar irritabilidade, coceiras, alergias ou desequilibrar o pH da região.

Confira a matéria completa.

O GLOBO

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.