Blog do Dina - Dina Verifica: Telefones estão sendo hackeados por ligação do 95004-1117 que fala sobre vacina?


Dina Verifica: Telefones estão sendo hackeados por ligação do 95004-1117 que fala sobre vacina?

24 de junho de 2022 às 9:54

De acordo com uma mensagem que está circulando na internet, bandidos estão se utilizando do telefone 95004-1117 para aplicar um golpe.

Eles estariam ligando, pedindo para que as pessoas apertem a tecla 1 se foram vacinadas e, no final, hackeariam telefones Brasil afora.

Leia a mensagem que está circulando por aí:

Infelizmente, um novo golpe: Agora mesmo, meu amigo recebeu uma ligação de 95004-1117 pedindo-lhe para pressionar 1 se ele tivesse se vacinado. Aí ele pressionou 1. Imediatamente o telefone foi bloqueado e seu telefone foi hackeado. Portanto, tome cuidado ao receber chamadas semelhantes. Coloque isso em seu grupo de bate-papo.

Telefones estão sendo hackeados por ligação do 95004-1117 que fala sobre vacina?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1- Não demorou para a mensagem se espalhar com tudo, principalmente no WhatsApp. Só que o que nem todos estão sabendo é que a mensagem não passa de uma versão alterada de outro boato.

2- Há poucos dias, circulou uma mensagem idêntica que apontava para o telefone 912250041117 como sendo dos bandidos. A única diferença da outra história para a de hoje foi a supressão dos dígitos “122” para que o telefone ficasse com “cara de um celular do Brasil”.

3- De início, a mensagem já gera uma desconfiança. Ela tem características de boatos online como ser vaga, alarmista (ao extremo, aliás), com erros de português, sem citar nenhuma fonte confiável e com “aquele” pedido de compartilhamento.

4- Tudo ocorreu na Índia. Lá há, de fato, um serviço do governo que visa buscar um feedback em relação à vacinação (saber quantas pessoas foram vacinadas em certas regiões). O número é o 1921. A partir daí, surgiu a mensagem que apontava para o tal número e a tal fraude do aperte o “1”.

5- Quando a história se espalhou, o governo da Índia reforçou que o número citado não era o oficial da pesquisa sobre vacinas. A publicação (muito mal feita, por sinal) deu margem para que as pessoas achassem que não só o número era errado como também o golpe do “aperte 1” era real.

6- Só tem um detalhe: não há como “aplicar um golpe” como esse apenas com a pessoa do “outro lado” apertando 1. A prova disso é que autoridades policiais de regiões do país tiveram que negar que o golpe do “aperte 1” fosse real.

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.