Blog do Dina - Cúpula da Otan prepara terreno para adesão de Finlândia e Suécia


Cúpula da Otan prepara terreno para adesão de Finlândia e Suécia

29 de junho de 2022 às 9:22

Os líderes da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) estão reunidos na capital espanhola de Madri e anunciaram, nesta quarta-feira (29), um fortalecimento significativo de forças na borda leste da aliança, já que a guerra na Ucrânia não mostra sinais de desaceleração.

Falando ao secretário-geral da Otan, o presidente americano Joe Biden listou novos movimentos de tropas, além de envios de equipamentos e instalações militares, para demonstrar a importância da segurança diante da agressão de Moscou.

“Os Estados Unidos e nossos aliados, vamos intensificar – estamos intensificando. Estamos provando que a Otan é mais necessária agora do que nunca e é tão importante quanto sempre foi”, disse Biden.

Ele disse que os EUA estabelecerão um sede permanente para o Quinto Corpo de Exército na Polônia, manterão uma brigada rotativa extra de 3 mil soldados na Romênia, aumentarão as implantações rotativas nos estados bálticos, enviarão mais dois esquadrões de caças F-35 para o Reino Unido e uma estação de defesa aérea adicional e outras capacidades na Alemanha e na Itália.

“Juntamente com nossos aliados, vamos garantir que a Otan esteja pronta para enfrentar ameaças de todas as direções – em todos os domínios, terra, ar e mar”, disse Biden.

Veja a matéria completa.

CNN Brasil

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.