Blog do Dina - Dina Verifica: Pesquisa eleitoral para presidente da República em 2022 para quem compartilhar link no WhatsApp?


Dina Verifica: Pesquisa eleitoral para presidente da República em 2022 para quem compartilhar link no WhatsApp?

1 de julho de 2022 às 10:39

Com as eleições de 2022, não estão demorando a aparecer diversas fake news direcionadas (neste ano, já desmentimos mais de 130 e contando) ao pleito eleitoral. O que não tinha aparecido ainda era golpe no WhatsApp usando as eleições como “desculpa”. Agora apareceu.

Está circulando pelo aplicativo uma mensagem que aponta que você pode responder a uma pesquisa eleitoral em um site se cumprir algumas tarefas.

A primeira é entrar na página, a segunda é responder e a terceiro é compartilhar um link com amigos no WhatsApp. “Pesquisa eleitoral para presidente da República em 2022. Vote [site] para presidente da República em 2022. Vote [site]”, diz a mensagem que circula online.

Veja o texto do site:

Pesquisa para presidente 2022 Vote no candidato que você deseja: Jair Bolsonaro Lula Ciro Gomes André Janones Marçal Simone Tebet Os votos são atualizado de 4 em 4 horas, Para garantirmos uma votação real e sem manipulação, compartilhe com 5 amigos para provar que você não é um robô! COMPARTILHAR WHATSAPP Compartilhe até completar a barrinha abaixo:

Pesquisa eleitoral para presidente da República em 2022 para quem compartilhar link no WhatsApp?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1- Com tanta gente querendo ver o seu candidato na frente, não demorou para a mensagem circular com todas as forças na internet. Só que, ao contrário do que aponta a mensagem, o link em questão não passa de mais um golpe que circula online.

2- Todo o modus operandi é similar a tantos outros golpes que circulam online. Mesmo que você siga todos os passos descritos na mensagem, no final nada acontece. Ou você vai ser direcionado um site pesadíssimo que vai fazer o seu celular ou computador travar ou vai ser direcionado a outro site de promoções falsas ou, ainda, vai ser direcionado a um site por meio de programas de afiliados.

3- A grande diferença da história de hoje para outros casos é não há promessas de brindes para o internauta. A única promessa é que “seu voto” passaria a ser contado em uma pesquisa eleitoral. E aí temos uma notícia pior ainda (na verdade, duas). O que está no site não é uma pesquisa e seu voto não será contado.

4- Mesmo que seu voto fosse contado, a enquete em questão não poderia ser considerada uma pesquisa eleitoral. Primeiro, porque não é registrada no TSE como tal. Segundo porque levantamentos não têm o recorte demográfico necessário das pesquisas. Só que, para piorar, o site sequer vai contabilizar o seu voto. Na realidade, o site só serve mesmo para roubar dados de inocentes.

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.