Blog do Dina - Dina Verifica: Cantor Fábio Jr. morreu e o Brasil está de luto?


Dina Verifica: Cantor Fábio Jr. morreu e o Brasil está de luto?

18 de julho de 2022 às 11:06

Quase toda semana um tipo de boato aparece na internet: do vídeo bombástico que revela que uma celebridade morreu e deixou o “Brasil em luto”.

Em alguns casos, como no de hoje, somos forçados a fazer um desmentido sobre o assunto. A história do momento aponta para o cantor Fábio Júnior.

De acordo com um texto que está circulando em redes sociais, Fábio Júnior (apresentado também como o “pai de Fiuk”) teria morrido “agora”. O texto que apresenta o vídeo também aponta que o “Brasil está de luto”.

"Cantor morreu agora. Brasil em luto. A vida é um sopro MORRE Lenda Da Música, Cantor FÁBIO JÚNIOR Pai de Fiuk”, diz a mensagem.

Fábio Júnior, pai de Fiuk, morreu agora e Brasil está em luto?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1- Um conteúdo bombástico como este geraria um monte de cliques. Só não vai render curtidas porque, felizmente, não é verdade que o cantor Fábio Júnior morreu. A publicação não passa de uma caça-clique.

2- Uma análise da mensagem, o histórico deste tipo de fake e uma busca em fontes confiáveis já matam a charada. Não é de hoje que "mortes" como essa são espalhadas por aí.

3- Uma análise da mensagem já derruba a farsa. Ao realizar do desejo dos boateiros (clicar no link), chegamos à veracidade. O vídeo em questão fala de diversas “notícias” sobre celebridades. Uma delas fala da “morte”. Só que a morte anunciada, ao contrário do que dá a entender o título, é do músico Leonardo Caffi. Sobre Fábio Júnior havia o anúncio de que ele estava curado da Covid-19.

4- Ou seja: o título misturava duas notícias para dar a entender que Fábio Júnior havia morrido. Só por desencargo, fomos buscar mais notícias a respeito do assunto. Como era de se imaginar, nada havia sobre a tragédia em fontes confiáveis.

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.