Blog do Dina - PL oficializa candidatura de Bolsonaro à reeleição; Braga Netto é vice na chapa


PL oficializa candidatura de Bolsonaro à reeleição; Braga Netto é vice na chapa

25 de julho de 2022 às 8:27

O Partido Liberal (PL) oficializou a candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro, neste domingo (24), no Rio de Janeiro. A confirmação ocorreu durante a convenção nacional do partido, no Maracanãzinho. A chapa será formada com o general Braga Netto como candidato a vice-presidência.

Bolsonaro disputará sua segunda eleição ao Planalto. Na primeira, em 2018, foi eleito ao vencer o ex-ministro Fernando Haddad (PT) no segundo turno.

No Brasil, desde que o instrumento da reeleição foi instituído, em 1997, todos os presidentes que concorreram ao segundo mandato foram eleitos. Neste ano, no entanto, Bolsonaro aparece na segunda colocação no agregador de pesquisas de intenção de voto CNN/Locomotiva, com 29%, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que soma 46%.

O candidato é o primeiro presidente que concorre à reeleição com um vice diferente da eleição. Também é o primeiro que forma “chapa pura”, ou seja, tem um vice-presidente que integra o mesmo partido.

Apoiam o atual chefe do executivo cinco partidos da sua base governista. São eles: Republicanos, PP, PSC, PTB e Patriota. Além disso, terá palanques estaduais de partidos como MDB, PSD e PSDB.

CNN Brasil

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.