Blog do Dina - PT racha com PSB no RS e tenta selar palanques de Lula


PT racha com PSB no RS e tenta selar palanques de Lula

26 de julho de 2022 às 8:32

O PT e o PSB, os dois principais partidos da aliança em torno da candidatura presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva, ficaram distantes de um acordo e devem se enfrentar na eleição para o governo do Rio Grande do Sul, o quinto maior colégio eleitoral do país.

Ainda há esperanças entre os petistas em chegar a um entendimento, mas lideranças do partido reconhecem que hoje essa chance é remota. A eleição gaúcha será discutida amanhã em reunião da executiva do PT. No encontro, deve ser votada ainda a possibilidade de rompimento da aliança com Marcelo Freixo (PSB) no Rio, diante da candidatura ao Senado de Alessandro Molon (PSB). Dirigentes do PT fluminense dizem que havia um acordo para que o candidato único a senador na chapa fosse o presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano (PT).

Será avaliada ainda pela direção petista a situação das chapas em Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre e Rondônia.

No Rio Grande do Sul, uma união entre PT e PSB chegou a ser anunciada ema 15 de junho. O entendimento, naquela ocasião, era de que o nome para disputar o governo seria discutido posteriormente. Passado mais de um mês, no entanto, não houve acordo. Tanto o ex-deputado federal Beto Albuquerque (PSB) quanto o deputado estadual Edegar Pretto (PT) mantiveram suas pré-candidaturas.

No sábado, o PSB aprovou em convenção a candidatura de Albuquerque. Ontem, o PT anunciou a pré-candidatura do ex-governador e ex-ministro Olívio Dutra ao Senado. Ele deseja cumprir um mandato coletivo, com participação ativa de dois suplentes, que também assumiriam o posto por meio de um rodízio.

Veja a matéria completa.

O GLOBO

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.