Blog do Dina - Atraso, insegurança e más condições: 238 recenseadores do RN já desistiram


Atraso, insegurança e más condições: 238 recenseadores do RN já desistiram

26 de agosto de 2022 às 12:42

Fundamental para o planejamento de políticas públicas no país, o Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem sofrido uma série de baixas desde o início das visitas às residências. Apenas no Rio Grande do Norte, quase 10% dos trabalhadores que iniciaram o recenseamento já abandonaram o cargo.

Ao todo, já foram 238 desistências de recenseadores de um total de 2.931 vagas para o Rio Grande do Norte. O número corresponde a 8,1% do total de vagas. Essas desistências ocorreram entre o dia 1º deste mês até hoje (26).

Apesar de no RN ainda não ter o detalhamento específico sobre as causas, no Brasil já são pelo menos 6.550 casos de recenseadores que, por conta de más condições de trabalho e atrasos nos pagamentos, acabaram desistindo de participar da pesquisa e abandonaram suas funções, de acordo com denúncias.

Os principais relatos são relacionados a descaso, hostilidade, desconfiança e violência em vários endereços brasileiros visitados, além de reclamações sobre falta de suporte do instituto na rotina pesada dos agentes.

O número de baixas no Brasil representa menos de 5% do total de recenseadores em atividade, e o IBGE considera como uma rotatividade esperada, pelo alto número de trabalhadores na função.

96 FM

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.