Blog do Dina - Chile alerta para risco de colapso em mina após surgimento de cratera


Chile alerta para risco de colapso em mina após surgimento de cratera

29 de agosto de 2022 às 8:40

Autoridades do Chile alertaram que a área ao redor de uma mina de cobre onde uma cratera apareceu de repente corre alto risco de colapso e estabeleceu um perímetro de segurança.

Agências governamentais e os proprietários da mina estão estudando o que causou o aparecimento no final de julho do misterioso buraco que mede 36,5 metros de diâmetro.

A área corre alto risco de novas rachaduras ou afundamento perto da mina de Alcaparrosa, cerca de 665 km ao norte da capital Santiago, determinou na noite de sábado (27) o Comitê de Gestão de Riscos de Desastres da região do Atacama, no norte do país.

“Considerando que o referido cenário representa uma ameaça à vida e à integridade física das pessoas, o acesso à referida zona foi restringido até que os estudos técnicos o justifiquem”, disse o escritório de emergência em seu site.

A canadense Lundin Mining Corp detém 80% da propriedade, enquanto os 20% restantes são detidos pela japonesa Sumitomo Metal Mining e Sumitomo Corp.

Embora o governo tenha acusado a mineradora de ser responsável pelo fenômeno por meio da superexploração do depósito, um executivo sênior da empresa disse recentemente à Reuters que são necessários mais estudos para determinar sua origem.

As operações na mina continuam suspensas.

Tanto o governo quanto a empresa disseram que até agora nenhum perigo foi detectado na cidade vizinha de Tierra Amarilla.

CNN Brasil

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.