Blog do Dina - Entenda como uma recessão na Alemanha pode afetar a União Europeia


Entenda como uma recessão na Alemanha pode afetar a União Europeia

5 de setembro de 2022 às 9:29

A importância da Alemanha para a economia da Europa é significativa. O país é um importante exportador de produtos tecnológicos, químicos e industriais, além de ocupar a posição de quarta maior economia do mundo.

Contudo, a economia alemã, que já demonstrava perda de competitividade, enfrenta agora as dificuldades econômicas geradas pelos efeitos da pandemia de Covid-19 e, principalmente, pelas restrições do fornecimento de gás por parte da Rússia.

A inflação no país atingiu seu nível mais alto em quase 50 anos em agosto, alcançando 8,8% na base anual e superando uma máxima anterior estabelecida apenas três meses antes, sob o peso dos preços de energia, segundo o escritório federal de estatísticas.

Os preços da energia elétrica na Alemanha, por exemplo, que são considerados referência na Europa, saltaram brevemente acima de 1.000 euros (US$ 999,80) por megawatt-hora para o próximo ano.

Com indicadores desfavoráveis e preços cada vez mais altos, principalmente com relação à energia, na semana passada, o próprio banco central alemão disse que uma recessão no país é cada vez mais provável. A instituição ainda estima que a inflação deve continuar acelerando e pode atingir um pico de mais de 10% antes do fim do ano.

Dada a importância do país para o bloco econômico europeu, especialistas alertam que uma recessão na Alemanha pode gerar um efeito cascata em todos os demais membros da União Europeia.

Veja a matéria completa.

CNN Brasil

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.