Blog do Dina - Alemanha vai facilitar naturalização e estuda liberar dupla cidadania para atrair trabalhadores


Alemanha vai facilitar naturalização e estuda liberar dupla cidadania para atrair trabalhadores

8 de setembro de 2022 às 13:26

A Alemanha quer acelerar o processo de naturalização de estrangeiros e também cogita autorizar a concessão de dupla cidadania com o objetivo atrair trabalhadores qualificados de fora do país, de acordo com um projeto apresentado pelo governo a sindicatos patronais nesta quarta-feira.

A escassez de mão de obra já é visível na maior economia da Europa e ameaça o potencial de crescimento do país nos próximos anos, dizem especialistas.

Segundo a agência alemã de emprego, em agosto havia 887 mil vagas de trabalho não preenchidas no país, aumento de 108 mil na comparação com igual mês de 2021.

— Para muitas empresas, a busca de mão de obra qualificada é uma questão existencial — destacou o ministro do Trabalho, Hubertus Heil, ao participar de um seminário de sindicatos patronais sobre o tema.

O documento elaborado pelo governo indica que a Alemanha deve se mostrar “um país atraente para a imigração em meio à disputa internacional por trabalhadores qualificados”.

As condições gerais de imigração devem melhorar para que “trabalhadores qualificados estrangeiros e suas famílias desejem viver e trabalhar na Alemanha”, acrescenta o texto.

O GLOBO

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.