Blog do Dina - Dina Verifica: Ator e candidato a deputado foi internado por colocar cenoura no ânus?


Dina Verifica: Ator e candidato a deputado foi internado por colocar cenoura no ânus?

15 de setembro de 2022 às 15:01

Com o aumento do uso das redes sociais no dia-a-dia, o próprio processo eleitoral tem sido afetado. Especialmente, nas últimas eleições. Além das divulgações dos candidatos, muitos ataques também têm sido registrados na internet.

E se tem algo que tem sido utilizado em muitas histórias falsas é o histórico de alguns candidatos. Em geral, publicações com afirmações contraditórias e imagens antigas. Mas a história de hoje aponta para um suposto caso muito antes do surgimento da internet.

De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o ator e bolsonarista Mário Gomes, que está concorrendo ao cargo de deputado estadual, teria sido internado nos anos 70 por um caso curioso.

Segundo a publicação, o ator teria ido parar no hospital por ter colocado uma cenoura no ânus. Confira:

Versão 1: “TRINTA ANOS DEPOIS Por onde anda a cenoura que desapareceu no c… de Mario Gomes”.

Versão 2: “EXCLUSIVO Delação de Mario Gomes lança luz sobre paradeiro de cenoura”.

Versão 3: “Vote Mario Gomes pela redução do kg da cenoura”.

Mário Gomes foi internado nos anos 70 por colocar uma cenoura no ânus?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1- A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e virou conteúdo para muitos eleitores. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem da informação e pela falta de provas.

2- Hoje nos deparamos com uma das fake news, envolvendo celebridades e mídia, mais antigas da história que se tem notícias. A situação já foi desmentida ao longo dos anos.

3- O ator Mário Gomes estava despontando sua carreira na TV e no teatro no início dos anos 1970. Após estrelar novelas, como “Bicho do Mato”, em 1972, ele conquistou um papel de destaque no teatro, com a peça “Greta Garbo, Quem Diria, Acabou no Irajá”.

Escrita por Fernando Melo, a peça tratava a solidão gay, no Rio de Janeiro, durante o período da Ditadura Militar, nos 1960. A peça conquistou o público e fez com que Mário Gomes ganhasse o prêmio de ator revelação do teatro do Rio de Janeiro, em 1973.

Após assistir a peça de Fernando Melo, o ator, produtor e empresário Carlos Imperial teve a ideia de transformar o enredo teatral em uma produção para o cinema. Contando com os mesmos atores do teatro, incluindo Mário Gomes, Imperial bancou todos os gastos do filme. O drama foi lançado sob o nome de “O Sexo das Bonecas”.

Em 1975, quando a produção foi finalizada, Mário Gomes já fazia parte do elenco da Globo e estava fazendo sucesso no papel de Berto Leal, na novela “Gabriela”. Já quando o filme foi lançado, Mário Gomes estava interpretando o galã Dino César, da novela “Duas Vidas”, no horário nobre da Globo.

4- Foi aí que as coisas desandaram. Na semana de estreia do filme, o ator Mário Gomes entrou com uma ação na Justiça, pedindo a apreensão dos cartazes de lançamento. De acordo com ele, sua imagem foi ridicularizada. O ator ainda afirmou que não teria assinado nenhum contrato e solicitava a proibição da exibição do filme. Por conta disso, Carlos Imperial teve um enorme prejuízo financeiro.

5- Na oportunidade, Mário Gomes fazia par romântico com a atriz Betty Faria, que na época, era esposa do diretor da novela “Duas Vidas”, Daniel Filho. Acontece que o romance da ficção passou para a vida real. Daniel Filho ficou revoltado com a traição da esposa e abandonou a direção da novela por volta do capítulo 41.

6- E foi a partir desse contexto que a famosa fake news surgiu. De acordo com o ator Mário Gomes, Carlos Imperial e Daniel Filho foram os responsáveis por criar e espalhar a história que falava que ele teria dado entrada em um hospital para retirar uma cenoura do ânus.

Segundo o ator, Carlos Imperial e Daniel Filho teriam feito panfletos e publicado matérias em jornais para dar mais credibilidade à história. De acordo com Mário Gomes, os dois ainda teriam inventado outras histórias sobre ele e seu pai.

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.