Blog do Dina - Dina Verifica: WhatsApp será bloqueado por 48h durante as eleições de 2022?


Dina Verifica: WhatsApp será bloqueado por 48h durante as eleições de 2022?

1 de outubro de 2022 às 9:50

Estamos presenciando um aumento sensível no volume de fake news nos últimos dias, principalmente pelo WhatsApp. E quando isso acontece, uma velha história sempre volta a circular: do bloqueio do aplicativo pela justiça.

De acordo com uma mensagem que está circulando online, a justiça decidiu bloquear o WhatsApp por 48 horas a partir da meia-noite. Isso resultaria no aplicativo bloqueado até o dia das eleições 2022.

A prova do bloqueio é um vídeo da GloboNews. Junto ao vídeo há uma mensagem que aponta que o bloqueio seria uma tentativa do poder judiciário de “derrubar” Bolsonaro. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Justiça ordena bloqueio do WhatsApp por dois dias a partir da meia-noite. O “aparelhamento” para derrubar Bolsonaro está absurdamente claro. O Judiciário transformou-se clara e vergonhosamente vendido e empenhado em favorecer a esquerda, ainda que usando de meios radicais em afronta à nossa Carta, nossos direitos, nossa dignidade e liberdade. Estaremos a partir de hoje, por 48 horas, com o WhatsApp bloqueado. Cadê os SENADORES deste País? COVARDES, CORRUPTOS!

WhatsApp será bloqueado por 48h durante eleições 2022?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1- Na realidade, a história não passa de uma nova versão de um velho boato. Já foram desmentidas notícias falsas sobre o bloqueio do WhatsApp que usavam o mesmo vídeo em 2020 e durante as manifestações de 7 de setembro de 2021.

2- Além de terem características de boatos online como serem vagas, alarmistas, terem erros de português e não citarem nenhuma fonte confiável, os conteúdos carecem de algo elementar em uma denúncia como essa: provas.

3- Além de terem características de boatos online como serem vagas, alarmistas, terem erros de português e não citarem nenhuma fonte confiável, os conteúdos carecem de algo elementar em uma denúncia como essa: provas.

4- Há um detalhe muito importante no vídeo do jornalista Dony De Nuccio no Jornal das 10: ele foi veiculado no dia 16/12/2015.

5- O vídeo que seria a mais nova “prova” de que o WhatsApp vai ser bloqueado no Brasil é de 2015.

6- Vale apontar que, ao buscar por qualquer notícia sobre o bloqueio do WhatsApp em 2022, na véspera das eleições, nada encontramos além de textos falsos e desmentidos. Não há nada em fontes confiáveis.

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.