Blog do Dina - Experiência sensorial promove importância da saúde ocular em “Jantar às Cegas”


Experiência sensorial promove importância da saúde ocular em “Jantar às Cegas”

12 de outubro de 2022 às 15:23

Descobrir novas percepções do corpo sem enxergá-las é um desafio diário para as pessoas com deficiência visual. A visão é um dos pontos que provocam a empatia ou a repulsa em diversas situações, especialmente para as comidas e compreender as necessidades de quem não tem visão pode abrir novas ideias sobre a alimentação.

Pensando assim, experimentar uma imersão gastronômica sem ver o menu deve ser algo desafiador.

É dessa forma que o “III Jantar às Cegas”, promovido pelas Óticas Diniz em parceria com o Hospital de Olhos do RN quer mostrar os sabores e as delícias de diversos pratos. O evento acontece no dia 13 de outubro, no dia Mundial da Visão, no Marechal Restaurante, em Natal.

O restaurante terá adaptação para quem convive com algum tipo de deficiência visual. Além disso, todos os convidados vivenciarão a experiência da visão limitada, mas em condições de compartilhar os aprendizados e atentar para os cuidados com a saúde ocular. O cardápio será pré-definido por critérios de intolerância à determinados ingredientes.

Participam do evento médicos oftalmologistas, formadores de opinião, influencers, integrantes da ADEVIRN – Associação de Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte, e da SOERN – Sociedade de Oftalmologia do Estado do Rio Grande do Norte.

Sobre o Dia Mundial da Visão

Realizado na segunda quinta-feira do mês de outubro, o Dia Mundial da Visão é um marco na conscientização da população para provocar uma discussão sobre a deficiência visual. Segundo a Organização Mundial da Saúde, as principais causas de cegueira no Brasil são: catarata, glaucoma, retinopatia diabética, cegueira infantil e degeneração macular.

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, 3,4% da população do país com dois anos ou mais de idade declararam ter muita dificuldade ou não conseguir de modo algum enxergar. Esse número representa o equivalente a 6,978 milhões de brasileiros.

SERVIÇO:

III Jantar às Cegas
Data: 13 de outubro (Dia Mundial da Visão)
Horário: 19h30
Local: Marechal Restaurante (Av. Hermes da Fonseca, 880 – Petrópolis)

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.