Blog do Dina - Há mais de um século no mesmo lugar, 'Nuvem do Farol' desperta curiosidade de cientistas


Há mais de um século no mesmo lugar, 'Nuvem do Farol' desperta curiosidade de cientistas

20 de outubro de 2022 às 17:58

Você já teve a impressão de olhar para o céu e reconhecer uma nuvem, achar que ela está sempre se formando no mesmo lugar? Um grupo de estudiosos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) seguiu nesta linha de pensamento ao identificar, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, uma extensão de nuvem no alto de uma montanha.

Ainda no século XIX, uma nuvem no mesmo local, contam, teria atrapalhado a construção de um farol em uma ilha, projetado para alertar navegantes sobre as condições climáticas da região. Apelidada pelos pesquisadores de "Nuvem do Farol", o fenômeno chamou atenção da Marinha brasileira, pioneira na investigação.

A suspeita do grupo de pesquisadores, organizado pelo meteorologista Wallace Menezes, do laboratório de prognósticos e Mesoescala da UFRJ, é de que a nuvem funciona como um "radar natural" ou um "indicador do tempo", pois aparece sempre em dias de céu ensolarado. Segundo ele, a montanha da ilha força o ar para cima, o que ocasiona a sua condensação em nuvem. A ocorrência, apesar de ser em Arraial do Cabo, pode acontecer em qualquer lugar com interferência de montanhas.

Esse fenômeno, conhecido como "efeito orográfico", ocorre devido ao relevo da região. Neste sentido, a montanha é a chave para a formação da nuvem, já que funciona como uma barreira natural e faz o ar em deslocamento subir. No topo, o ar fica mais frio, condesando o vapor de água presente nele, o que forma gotículas de nuvem, mas estas não ocasionam chuva.

— A Marinha, quando identificou a formação da nuvem em Arraial do Cabo, percebeu que ela sempre aparecia em dias de céu limpo, em "bom tempo". Isso acontece por causa da estabilidade atmosférica, pois a única interferência que o ar sofre é a da montanha, do relevo. Nada mais força o deslocamento do ar para cima, então, o céu fica "aberto", ensolarado, e no entorno da montanha é possível observar a nuvem — explicou Wallace.

"Nuvem do Farol"

De acordo com a Marinha, os primeiros indícios sobre a nuvem datam de 1836, ano em que o farol começou a ser construído no alto de uma montanha, por causa de um naufrágio.

Durante a construção, uma nuvem atrapalhava os construtores e a observação do céu. Por isso, a obra foi abandonada e foi construído outro farol, em outro ponto da ilha, que funciona até hoje e é um dos pontos turísticos de Cabo Frio, vizinha de Arraial do Cabo.

A jornalista e ex-apresentadora do tempo Fabiana Lima no RJ Inter TV, filial da Rede Globo, participou das pesquisas sobre a "Nuvem do Farol". O fenômeno foi objeto da sua pós-graduação na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, em parceria com UFRJ.

Segundo ela, o contato com o assunto se deu durante pautas de rotina no Inter TV, na qual, entrevistando uma pesquisadora da Marinha, ela se encantou com a história da nuvem e decidiu se aprofundar jornalística e cientificamente.

— Eu fiquei muito curiosa. Pensei: "como ninguém falou ainda sobre essa nuvem? Ela faz parte da história da Região dos Lagos, das lendas". Foi assim que comecei a estudar e, de jornalista, fui me direcionando para o lado científico, buscando entender a ligação desse fenômeno com a população, o clima e as raízes da cidade.

O GLOBO

Foto: Divulgação

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.