Blog do Dina - Partido Novo suspende filiação de João Amoêdo


Partido Novo suspende filiação de João Amoêdo

27 de outubro de 2022 às 13:52

O Partido Novo anunciou, nesta quinta-feira (27), que a Comissão de Ética Partidária da legenda decidiu suspender liminarmente a filiação de João Amoêdo. Segundo o partido, ele enfrenta um procedimento disciplinar por possíveis violações estatutárias.

No último dia 15, Amoêdo declarou, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, que votaria no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições.

A declaração gerou críticas da direção do partido e de Felipe d’Avila, que o candidato derrotado do Novo à Presidência no primeiro turno.

“A declaração de voto de Amoêdo ao Lula é uma traição aos valores liberais, ao partido Novo e a todas as pessoas que criaram um partido para livrar o Brasil do lulopetismo que tantos males criou ao Brasil. Amoêdo: pega o boné e vai embora. Você não representa os valores liberais”, postou d’Avila nas redes sociais.

Filiados do partido chegaram a fazer um manifesto pedindo a desfiliação dele. Em nota, a direção do partido disse que “a declaração de voto de João Amoêdo em Lula, que sempre apoiou ditadores e protagonizou os maiores escândalos de corrupção da história, é lamentável e incoerente.”

O Novo disse ainda que “a triste declaração constrange a instituição e que o posicionamento não representa o partido”.

Amoêdo, que é um dos fundadores do partido, respondeu “lamentando que o partido utilize meios oficiais para atacar a liberdade de expressão e política de um filiado”.

Segundo o partido, o banqueiro não faz mais parte do corpo diretivo do partido desde março de 2020.

A CNN entrou em contato com João Amoêdo para falar sobre a desfiliação, mas ainda não teve retorno.

CNN Brasil