Blog do Dina - TRE-RN prevê eleição tranquila com menos filas e votação mais rápida


TRE-RN prevê eleição tranquila com menos filas e votação mais rápida

29 de outubro de 2022 às 8:46

A exemplo do 1º turno, as eleições presidenciais no Rio Grande do Norte devem acontecer de forma tranquila, garante o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). A Justiça Eleitoral também prevê votação mais rápida e filas menores dentro das seções durante o 2º turno, diferentemente do que ocorreu no último 2 de outubro. No Estado, o pleito do 1º turno foi marcado por horas de espera nas filas e votação após as 17h. A coordenadora de Direitos Políticos e Cadastro Eleitoral do TRE-RN, Andréa Campos diz que tanto a logística de preparação quanto a etapa de totalização dos votos serão mais ágeis neste domingo.

Um dos fatores que contribuem para isso, explica Campos, será o voto em apenas um candidato, já que o Estado resolveu a eleição para governador no 1º turno. “A operação será muito mais rápida, a carga da urna será mais ágil e a votação também porque o eleitor só vai ter uma tela para votar, diferente do 1º turno que ele também votava para governador, deputados federal e estadual e senador. Todos esses fatores que contribuíram para que os eleitores ficassem horas nas filas não aconteceram domingo”, detalha.

Para evitar que o problema se repita, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta mesários a permitirem a entrada de até três eleitores por vez na seção. A ideia é que enquanto um vota na cabina, a documentação e a biometria dos outros dois eleitores já sejam coletadas pelos fiscais. No primeiro turno, a recomendação era para que os mesários liberassem uma pessoa por vez. O receio era de que a entrada de mais pessoas pudesse causar aglomerações ou tumultos, haja vista o clima de polarização vivenciado no País.

A servidora do TRE, Andréa Campos, pontua que pode haver mudanças em algumas seções pontuais para distribuir melhor o número de eleitores. Via de regra, “99,9% das seções eleitorais” permanecerão nos mesmos locais de votação. No entanto, Campos diz que a Justiça Eleitoral já pensa em soluções visando os pleitos de 2024 e 2026. “O TSE está estudando diminuir o número de eleitores por seção”, conta. Hoje, as seções da capital têm no máximo 500 eleitores e as do interior tem um limite de 400 eleitores, no entanto o reordenamento demanda “um estudo aprofundado porque impacta no orçamento”, explica Andréa.

O TRE-RN ressalta que a preparação das urnas foi facilitada porque os equipamentos utilizados no 1º turno ficaram nos 167 municípios do Estado. “As urnas já estão prontas, elas ficaram nos municípios desde o 1º turno de votação e foram preparadas para o 2º turno, nesta semana houve a conclusão deste trabalho”, detalha. Os números da operação são os mesmos do 1º turno: 7.675 urnas preparadas para votação e outras 1.239 reservas ou de contingência para a troca, além de aproximadamente 30 mil funcionários entre servidores, mesários, fiscais, entre outros.

A Justiça Eleitoral manterá o cronograma de auditorias das urnas, na véspera e no dia de votação. No sábado (29), o sorteio das urnas será feito às 9h no Plenário do TRE e a cerimônia de lacração das urnas de lonas está marcada para às 11h. A finalização da preparação e recebimento das urnas no Fórum Eleitoral de Natal e na Faculdade Estácio acontece às 15h. No domingo, a auditoria em si começa às 8h e se estende até às 17h, mesmo horário em que as urnas ficam abertas para a votação em todo o País.

Tribuna do Norte

Foto: Alex Régis/TN